ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS GERENCIAIS NA CONSTRUÇÃO CIVIL ENTRE MPEs E MGEs

Autores

  • Amanda Maciel
  • Alfredo Iarozinski Neto

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v15i1.6538

Palavras-chave:

Construção civil. Gestão da construção. Ferramentas gerenciais.

Resumo

Objetivo: O objetivo deste trabalho é identificar quais ferramentas gerenciais diferenciam as micro e pequenas empresas das médias e grandes organizações, bem como avaliar o nível de utilização dessas ferramentas, levando em consideração o tamanho das organizações.

Método / abordagem: A pesquisa foi baseada em um Survey, que através de um questionário, levantou dados de 89 empresas da construção civil situadas na Região Metropolitana de Curitiba. Foi realizada uma comparação, por meio da análise discriminante e análise descritiva dos dados coletados, quanto à utilização das técnicas gerenciais entre micro e pequenas empresas e médias e grandes organizações.

Principais resultados: Os resultados mostraram que a certificação do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat e o sistema de custeio ABC são os métodos que mais diferenciam as grandes e médias organizações das micro e pequenas empresas. Também demonstraram que as ferramentas de gestão de obras são pouco aplicadas independentemente do tamanho da empresa.

Contribuições metodológicas / sociais / gerenciais: Esse estudo indica um caminho a ser seguido pelas pequenas empresas para seu crescimento gerencial, bem como demonstra que o setor da construção civil necessita ampliar a utilização de ferramentas gerenciais como uma alternativa para melhorar o gerenciamento e aumentar o desempenho das construções.

Originalidade / relevância: Esse artigo se diferencia por comprovar estatisticamente os resultados apresentados e por contribuir para ampliar o conhecimento quanto às ferramentas gerenciais utilizadas no setor da construção civil.

Downloads

Publicado

2022-02-01