ABSENTEÍSMO, (DES)ENGAJAMENTO E RENDIMENTO ACADÊMICO DE ESTUDANTES DA ÁREA DE NEGÓCIOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v15i2.6541

Palavras-chave:

Absenteísmo. Desengajamento Acadêmico. Rendimento Acadêmico.

Resumo

Objetivo: identificar as motivações para o absenteísmo e (des)engajamento acadêmico e como essas variáveis diferenciam o rendimento acadêmico de discentes dos cursos da área de negócios.

Método / abordagem: a pesquisa contou com 140 participações válidas de estudantes dos cursos de Administração e Ciências Contábeis. Os dados foram submetidos a análise de clusters e testes não paramétricos a fim de coletar as evidências do estudo.

Principais resultados: o desgaste físico e mental e a ansiedade para provas e atividades de outras disciplinas estão entre os principais motivadores do desengajamento acadêmico. Os achados indicam que o absenteísmo diferencia de forma negativa o rendimento acadêmico, sendo que os discentes que fazem uso das redes sociais durante as aulas possuem menor rendimento acadêmico do que o do grupo que não faz.

Contribuições metodológicas / sociais / gerenciais: apesar da instituição de ensino flexibilizar a aprovação de estudantes com absenteísmo, os resultados mostram que há diferenças no rendimento acadêmico de ambos os grupos, gerando reflexões acerca do uso deste modelo no âmbito da instituição analisada.

Originalidade / relevância: a pesquisa analisa de forma conjunta as motivações e as consequências para o absenteísmo em uma Universidade pública que permite a flexibilização da aprovação de discentes que praticam o absenteísmo.

Biografia do Autor

Marcio Antonio da Luz , Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Mauro de Brittos , Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Ricardo Adriano Antonelli, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Contabilidade (PPGCONT) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor no curso de Ciências Contábeis na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Alison Martins Meurer, Universidade Federal do Paraná

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná - UFPR
Mestre em Contabilidade pelo Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná - UFPR
Especialização em Avaliação do Ensino e da Aprendizagem da Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE
Bacharel em Ciências Contábeis na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Referências

Almarghani, E. M., & Mijatovic, I. (2017). Factors affecting student engagement in HEIs-it is all about good teaching. Teaching in higher education, 22(8), 940-956. https://doi.org/10.1080/13562517.2017.1319808

Araújo, E. A. T., de Camargos, M. A., Camargos, M. C. S., & Dias, A. T. (2013). Desempenho Acadêmico de Discentes do Curso de Ciências Contábeis: Uma análise dos seus fatores determinantes em uma IES Privada. Contabilidade Vista & Revista, 24(1), 60-83.

Costa, M. R., dos Santos Guimarães, E., & da Rocha, S. M. O. (2015). Sobre A Infrequência de Alunos no Ensino Médio Numa Escola Pública Estadual do Maranhão. Ensino & Multidisciplinaridade, 1(2), 122-137.

Cunha, J. V. A., Nascimento, E. M., & Durso, S. O. de. (2016). Razões e influências para a evasão universitária: um estudo com estudantes ingressantes nos cursos de Ciências Contábeis de instituições públicas federais da Região Sudeste. Advances in Scientific and Applied Accounting, 9(2), 141-161.

Doyle, L., O’Brien, F., Timmins, F., Tobin, G., O’Rourke, F., & Doherty, L. (2008). An evaluation of an attendance monitoring system for undergraduate nursing students. Nurse Education in Practice, 8(2), 129-139. https://doi.org/10.1016/j.nepr.2007.09.007

Fávero, L. P. L., Belfiore, P. P., Silva, F. L. D., & Chan, B. L. (2009). Análise de dados: modelagem multivariada para tomada de decisões. Rio de Janeiro: Elsevier.

Ferreira, A., & Crisóstomo, J. (2012). A influência do desempenho acadêmico na carreira profissional: um estudo de caso em um curso de engenharia. Revista de Ensino de Engenharia, 30(1), 35-44.

Franceschini, V. L. C., Miranda-Ribeiro, P., & Gomes, M. M. F. (2017). Porta de entrada ou porta de saída? Fracasso escolar no ensino médio segundo estudantes e coordenadores (as) de escolas em Ribeirão das Neves, MG. Educação em Revista, (33). https://doi.org/10.1590/0102-4698164208

Genari, C. H. M. (2006). Motivação no contexto escolar e desempenho acadêmico [Dissertação de Mestrado]. Repositório da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil. https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/CAMP_19b7d7956b861143a1946ff2be7e0c3b

Gonzáles, M. T. G. (2014). Absentismo escolar: Posibles respuestas desde el centro educativo. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 12(2), 5-27.

Ireland, V. E., Charlot, B., Gomes, C., Gusso, D., Carvalho, L., de Fernandes, M., ... & Garcia, W. (2007). Repensando a escola: um estudo sobre os desafios de aprender, ler e escrever. Brasília: UNESCO, MEC/INEP. http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ue000192.pdf

Leite Filho, G. A., Batista, I. V. C., Paulo Júnior, J., & Siqueira, R. L. (2008). Estilos de aprendizagem x desempenho acadêmico–uma aplicação do teste de Kolb em acadêmicos no curso de ciências contábeis. Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, São Paulo, SP, Brasil.

Lipscomb, M., & Snelling, P. C. (2010). Student nurse absenteeism in higher education: An argument against enforced attendance. Nurse Education Today, 30(6), 573-578. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2009.12.003

Miranda, G. J., Araújo, T. S., & Marcelino, I. A. (2017). O absenteísmo acadêmico e suas consequências mais óbvias. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, 10(1), 172-189. https://doi.org/10.5007/1983-4535.2017v10n1p172

Nogueira, D. R., da Costa, J. M., Takamatsu, R. T., & Reis, L. G. (2013). Fatores que impactam o desempenho acadêmico: uma análise com discentes do curso de ciências contábeis no ensino presencial. Revista de Informação Contábil, 7(3), 51-62. https://doi.org/10.34629/ric.v7i3.51-62

Peleias, I. R., Guimarães, E. R., Chan, B. L., & Carlotto, M. S. (2017). A síndrome de Burnout em estudantes de ciências contábeis de IES Privadas: pesquisa na cidade de São Paulo. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, 11(1), 30-51. https://doi.org/10.17524/repec.v11i1.1468

Reis, C. F., Miranda, G. J., & Freitas, S. C. (2017). Ansiedade e Desempenho Acadêmico: Um Estudo com Alunos de Ciências Contábeis. Advances in Scientific and Applied Accounting, 10(3), 319-333. https://doi.org/10.14392/asaa.2017100305

Souza, M. P. R. de, Teixeira, D. C. S., & Silva, M. C. Y. G. da. (2003). Conselho Tutelar: um novo instrumento social contra o fracasso escolar? Psicologia em Estudo, 8(2), 71-82. https://doi.org/10.1590/S1413-73722003000200008

Triola, M. F. (1999). Introdução à estatística (v. 7). Rio de Janeiro: LTC.

Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). 2018. Conselho de Graduação e Educação Profissional. Resolução nº 71/2018 - COGEP. https://portal.utfpr.edu.br/documentos/conselhos/cogep/resolucoes/resolucoes-2018/resolucao-no-71-2018-cogep-2013-regulamento-atividades-de-acompanhamento-domiciliar-abono-de-faltas-compensacao-de-faltas-dispensa-de-frequencia-e-lancamento-de-faltas-cursos-presenciais-nivel-medio-e-superior-da-utfpr.pdf

Vitória, M. I. C., Casartelli, A., Rigo, R. M., & Costa, P. T. (2018). Engajamento acadêmico: desafios para a permanência do estudante na Educação Superior. Educação, 41(2), 262-269. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.2.27960

Wang, X., & Kennedy-Phillips, L. (2013). Focusing on the sophomores: Characteristics associated with the academic and social involvement of second-year college students. Journal of College Student Development, 54(5), 541-548. https://doi.org/10.1353/csd.2013.0072

Willis, D. (1993). Academic involvement at university. Higher education, 25(2), 133-150. https://doi.org/10.1007/BF01384745

Downloads

Publicado

2022-04-01