ESTUDO ANALÍTICO DO MAPEAMENTO DE EMPRESAS BRASILEIRAS COMPROMETIDAS COM A AGENDA 2030 DA ONU

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v15i2.6604

Palavras-chave:

Agenda 2030. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Pacto Global.

Resumo

Objetivo: analisar o perfil e as tendências das organizações brasileiras comprometidas com a Agenda 2030 a partir do mapeamento das signatárias do Pacto Global das Nações Unidas (Rede Brasil).

Método/abordagem: o artigo realiza uma pesquisa bibliográfica com o intuito de reunir referencial teórico sobre o Pacto Global da ONU para a Agenda 2030 e sua interlocução com as organizações, complementada com uma análise descritiva em torno do mapeamento das organizações brasileiras signatárias do Pacto.

Principais resultados: até julho de 2019, 838 organizações haviam aderido ao Pacto no Brasil: o primeiro setor representava 13,4% do total, o segundo, 62,3%, e o terceiro, 24%. Observa-se grande taxa de adesão de grandes empresas, com mais de mil funcionários, e, também, de organizações não governamentais.

Contribuições metodológicas/sociais/gerenciais: as principais contribuições deste artigo apontam para o levantamento de referencial teórico e o mapeamento realizados, que permitem identificar tendências e posicionamentos das organizações que atuam no território nacional em relação aos ODS e à Agenda 2030. Consideram-se as organizações como geradoras de discursos sociais, que assumem uma persona corporativa e influenciam a opinião pública, especialmente os públicos com os quais interage.

Originalidade/relevância: este estudo se mostra original pois, além de realizar um mapeamento de todas as empresas e organizações brasileiras signatárias do Pacto Global, busca identificar as particularidades do contexto brasileiro em relação à implementação da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Ferrari, Universidade de São Paulo (USP)

Livre-docente e professora dos programas de pós-graduação e graduação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Pesquisadora da área de comunicação intercultural, diversidade e cultura organizacional. E-mail: maferrar@usp.br

Raquel Cabral, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Doutora em Comunicação e mestre em Estudos Internacionais de Paz, Conflitos e Desenvolvimento pela Universitat Jaume I (UJI), Espanha. Pós-doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) e graduada em Relações Públicas pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). E-mail: raquel.cabral@unesp.br

Jorge Salhani, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Mestre em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e em Jornalismo de Agência pela Universidad Carlos III de Madrid (UC3M) e Agencia EFE. Graduado em Jornalismo pela Unesp. E-mail: jorge.salhani@unesp.br

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Publicado

2022-04-01