PERCEPÇÃO DE EMPREGABILIDADE DE TRABALHADORES EM CONDIÇÕES INCERTAS DO MERCADO DE TRABALHO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v15i1.6616

Palavras-chave:

Percepção de empregabilidade. Carreira. Trabalhadores.

Resumo

Objetivo: O objetivo deste artigo foi analisar a produção do conhecimento sobre a percepção de empregabilidade em trabalhadores.

Método / abordagem: Foi realizada uma revisão integrativa sobre a percepção de empregabilidade de trabalhadores no mercado de trabalho contemporâneo, abordando as diversas interferências contextuais, sejam elas internas ou externas e, também, a as relações entre a dinâmica do mercado de trabalho e das inovações tecnológicas nas trajetórias de carreira.

Principais resultados: A empregabilidade não se constitui apenas um resultado, mas como a quantidade de recursos de empregabilidade que as pessoas possuem. Percepções mais fortes de empregabilidade resultam em uma perspectiva mais positiva no trabalho, refletindo na avaliação da volatilidade e inseguranças do mercado de trabalho como menos ameaçadoras. Além disso, mostra-se positivamente associada à satisfação com a vida, controle, otimismo, suporte no desenvolvimento e sucesso na carreira, bem como com engajamento, comprometimento organizacional e níveis mais baixos de exaustão no trabalho.

Contribuições metodológicas / sociais / gerenciais:  Foi realizada uma discussão sobre a percepção de empregabilidade em seus fundamentos teóricos e perspectivas analíticas de investigação, considerando a perceptiva individual e a influência de fatores contextuais. A revisão integrativa buscou exaurir os principais aspectos salientes ao entendimento do fenômeno da empregabilidade e sua relação com o repertório socioprofissional dos trabalhadores e os desafios e oportunidades do mundo do trabalho.

 Originalidade / relevância: O estudo contribui ao examinar as diferenças entre a empregabilidade e a percepção de empregabilidade para avançar no entendimento de seus antecedentes e repercussões nas trajetórias de carreira.

Biografia do Autor

Grasiela Torrico, Universidade Federal de Santa Catarina

Grasiela Torrico é psicóloga e mestre em psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui experiência na área de Psicologia, com ênfase em processos psicológicos e sociais nos contextos do trabalho e das organizações. Pesquisadora do Laboratório de Informação e Orientação Profissional (LIOP). Nome em citações: Torrico, G.

Maiana Farias Oliveira Nunes, Universidade Federal de Santa Catarina

Maiana Farias Oliveira Nunes é psicóloga pela Faculdade Ruy Barbosa, doutora em psicologia com ênfase em avaliação psicológica pela Universidade São Francisco. É professora adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Nome em citações: Nunes, M. F. O.

Roberto Moraes Cruz, Universidade Federal de Santa Catarina

Roberto Moraes Cruz é psicólogo pela Universidade Federal da Bahia, doutor em engenharia de produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. É professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Nome em citações: Cruz, R. M.

Downloads

Publicado

2022-02-01