HOSPITAL CARIJÓS: QUEREMOS OU NÃO SER COMPETENTES?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v16i1.6716

Palavras-chave:

Gestão por competências. Gestão estratégica de pessoas. Desempenho.

Resumo

Objetivo: o objetivo educacional deste caso de ensino é trazer uma reflexão quanto ao processo de implantação da gestão por competências, destacando questões como avaliação de desempenho por competências, comportamento humano nas organizações e administração estratégica.

Método / abordagem: Este caso de ensino é resultado da experiência extensionista dos autores na temática em “gestão por competências” e "hospitais públicos". A partir da discussão entre gestores sobre a rotatividade dos funcionários da área meio da instituição, surge o dilema se o investimento na implantação da gestão por competências pode solucionar efetivamente o problema de rotatividade dos servidores da área meio, tendo em vista a resistência e as opiniões divergentes de alguns profissionais.

Principais resultados: o caso possibilita discussões sobre gestão por competências, avaliação de desempenho de funcionários e conflitos entre as áreas meio e fim de organizações.

Contribuições metodológicas / sociais / gerenciais: o caso pode ser aplicado a estudantes em disciplinas de graduação e pós-graduação em Administração, Contabilidade, Controle de Gestão e áreas correlatas.

 Originalidade / relevância: na situação apresentada, existe a necessidade de equilibrar as opiniões divergentes dos servidores das áreas meio e fim com a necessidade da instituição, evitando que as disparidades de objetivos prejudiquem a implantação da gestão por competências.

Biografia do Autor

Valmir Emil Hoffmann, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Doutor em Administração de empresas pela Universidad de Zaragoza - UNIZAR, Espanha.

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Publicado

2023-05-25

Edição

Seção

Casos para Ensino