A BELEZA É MESMO TÃO FUGAZ? PADRÕES ESTÉTICOS DO TELEJORNALISMO TRADICIONAL E DA INTERNET

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v17i3.7333

Palavras-chave:

Padrões estéticos e trabalho, Beleza e práticas gerenciais, Gênero, Telejornalismo, TV da internet

Resumo

Objetivo: Este artigo analisa a percepção comparativa de jornalistas, homens e mulheres, sobre a imagem e a estética exigidas pelas empresas de telejornalismo.

Método/abordagem: Foram realizadas 24 entrevistas com jornalistas mulheres e homens de emissoras de televisão tradicionais e da internet localizadas em Minas Gerais.

Principais Resultados: Os resultados apontam que a relevância dada à estética pelas organizações assume graus diferentes em relação a homens e mulheres que trabalham como jornalistas. Observou-se que essa pressão é significativamente maior para as mulheres, somando-se aos obstáculos já enfrentados por elas nas suas jornadas profissionais. Porém, a internet parece abrir espaço para avanços em alguns aspectos relacionados aos padrões estéticos exigidos pelas organizações dedicadas ao telejornalismo.

Contribuições teóricas: Este estudo contribui ao apresentar percepções comparativas sobre o trabalho de profissionais jornalistas da televisão tradicional e da internet, cuja literatura é escassa, identificando novas práticas gerenciais no setor empresarial de telejornalismo.

Originalidade/relevância: Ao evidenciar que a relevância dada pelas empresas de comunicação à estética no telejornalismo assume graus diferentes em relação a homens e mulheres, este estudo indica como a relação de gênero ainda é desigual nas organizações voltadas ao telejornalismo.

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Biografia do Autor

Érica Cristina Pereira Lima-Souza, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Doutora em Administração pela PUC- Minas. 

Carolina Maria Mota-Santos, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Doutora em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais / Fundação Dom Cabral (2012). 

Antônio Moreira de Carvalho Neto, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Doutor em Administração pela UFMG

Daniela Martins Diniz, Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)

Doutora em Administração (UFMG)

 

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2025-04-05

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Artigos