PERCEPÇÃO DE VALOR DOS USUÁRIOS DOS SERVIÇOS CONTÁBEIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v18i1.8093

Palavras-chave:

Percepção de valor, Serviços contábeis, Clientes, Comportamento do consumidor

Resumo

Objetivo: Este artigo teve como objetivo identificar as variáveis de maior influência na percepção de valor dos clientes sobre os serviços contábeis.

Método/abordagem: Utilizando uma abordagem quantitativa e exploratória, aplicou-se uma pesquisa aos usuários desses serviços no Município de Campo Grande/MS. A análise dos dados utilizou ferramentas de estatística descritiva, teste qui-quadrado e o teste de Kruskal-Wallis.

Principais Resultados: Os principais resultados incluem a identificação das categorias de serviços mais demandadas, como Departamento Pessoal e Fiscal, e a importância atribuída aos atributos preço, qualidade e atendimento na percepção de valor dos clientes. Além disso, verificou-se que empresas de grande porte tenderam a perceber maior valor para os serviços da categoria “Departamento Contábil” em relação às microempresas amostradas.

Contribuições teóricas/práticas/sociais: Este estudo oferece informações relevantes para escritórios e prestadores de serviços contábeis, auxiliando na compreensão das variáveis que influenciam a percepção de valor dos clientes. Os resultados permitem ajustes nas abordagens e nos serviços oferecidos para melhor atender às expectativas e necessidades dos clientes, contribuindo para estabelecer relacionamentos mais sólidos e duradouros com os consumidores. Além disso, a pesquisa também pode beneficiar clientes e a sociedade em geral ao promover melhores práticas na prestação de serviços contábeis, tornando o mercado mais competitivo e eficiente.

Originalidade/relevância: A pesquisa destaca-se ao inaugurar uma abordagem inovadora na análise dos serviços contábeis a partir das variáveis de valor mais relevantes, diferentemente de outros trabalhos existentes, que focaram em outros contextos.

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Biografia do Autor

Claudiane da Silva dos Santos, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Graduada em Ciências Contábeis

Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutora em Controladoria e Contabilidade

Guilherme Alves de Souza Andrade, Universidade de São Paulo (USP)

Mestre em Ciências Contábeis

Francisco Giovanni David Vieira, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutorado em Ciências Sociais

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Publicado

2025-04-21

Edição

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Artigos