FOMENTO À CULTURA INOVADORA DE UMA EMPRESA JÚNIOR POR MELHORES PRÁTICAS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v17i3.8385Palavras-chave:
Empresa Júnior, Cultura Inovadora, Gerenciamento de ProjetosResumo
Objetivo: colaborar para a criação de Cultura Inovadora no âmbito interno de uma Empresa Júnior das Ciências Agrárias, EJ Zootec, pertencente ao Departamento de Zootecnia (DZO) do Campus JK da Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), em Diamantina-MG.
Método/abordagem: trata-se de pesquisa de natureza aplicada, relacionando melhores práticas de Gerenciamento de Projetos no cotidiano da EJ Zootec, contribuindo de maneira subsidiária para a criação de uma Cultura Inovadora no cotidiano de seus membros. Para tanto, foi adotada a Pesquisa-ação e a Pesquisa de Opinião, no sentido de transferir fundamentos teórico-práticos aos membros da EJ, e avaliá-los frente aos seus conhecimentos prévios e posteriores.
Principais Resultados: um dos principais resultados foi a percepção da ausência de conhecimento, e, mais ainda, da dificuldade em incluir os temas Cultura Inovadora, Transferência de Tecnologia e Espelhamento Social nas rotinas. Foi patente a impressão do grupo sobre a grande vantagem de tais áreas do conhecimento científico, principalmente quanto à utilização das Ferramentas e Técnicas (F&Ts) de Gerenciamento de Projetos preconizadas pelo Project Management Institute.
Contribuições teóricas/práticas/sociais: a contribuição teórica é uma lacuna na literatura: o potencial da aplicação do Gerenciamento de Projetos para a criação de uma Cultura Inovadora interna e externamente à EJ. Uma contribuição prática seria a inclusão dos assuntos-núcleo da pesquisa em treinamentos às equipes, em constantes atualizações. Uma contribuição social, sem dúvida, é a percepção do ganho educacional, profissional e social quando são dadas as devidas atenções à equidade como um todo (Espelhamento Social, no termo cotidiano dos membros).
Originalidade/relevância: a pesquisa se destaca por relacionar duas áreas em expansão nas ciências administrativas, e, principalmente, aplicá-las em ambientes que carecem de profissionalização, como as EJs.
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