O RELACIONAMENTO CLIENTE-FORNECEDOR NO CONTEXTO DE MANUFATURA ENXUTA: UM ESTUDO DE CASO NO SETOR METAL-MECÂNICO

Autores

  • Mônica Maria Mendes Luna Unochapecó
  • Ademir Kricheldorf

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v4i1.877

Palavras-chave:

marcas, consumo, elementos de prosódia, etnografia da comunicação.

Resumo

O desempenho de uma empresa depende cada vez mais da sua relação com os elementos da cadeia onde esta se insere, em especial no contexto da manufatura enxuta. Para melhor gerenciar os relacionamentos faz-se necessário entender as características das várias empresas, sejam clientes ou fornecedores, e o contexto em que estes desenvolvem suas relações. Este trabalho caracteriza o relacionamento cliente-fornecedor com base em construtos, variáveis e taxonomias identificadas numa revisão bibliográfica. Estudos de múltiplos casos com fornecedores de uma empresa do setor metal-mecânico foram feitos visando à caracterização dos relacionamentos mantidos entre estes e seus clientes, a partir da visão dos fornecedores. Os cinco fornecedores estudados foram escolhidos por terem participado de um programa de Manufatura Enxuta promovido pela empresa cliente, ao longo dos anos 2008 e 2009. Como resultado, observa-se que o foco do relacionamento mantido entre o cliente e os fornecedores é, principalmente, econômico ou, como afirmam alguns autores, ainda há um domínio da lógica de produto em detrimento da integração. O

Downloads

Edição

Seção

Artigos