Determinantes da Evidenciação de Provisões e Contingências por Companhias listadas na BM&FBOVESPA

Autores

  • Islane Vidal Fonteles Universidade Federal do Ceará
  • Cicero Philip Soares do Nascimento Universidade Federal do Ceará
  • Vera Maria Rodrigues Ponte Universidade Federal do Ceará
  • Sílvia Maria Dias Pedro Rebouças Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v6i4.995

Palavras-chave:

Métodos de Prospecção. Microcrédito. Relacionamento com Clientes.

Resumo

Este estudo analisa a evidenciação de provisões e contingências por companhias listadas na BM&FBovespa, considerando como seus prováveis determinantes as variáveis tamanho,  setor de atividade,  segmento de listagem,  rentabilidade,  endividamento,  liquidez e  alavancagem financeira. Trata-se de estudo teórico-empírico, de natureza qualiquantitativa. A amostra reuniu 308 companhias, examinando-se suas notas explicativas do exercício de 2010. A coleta de dados empregou metodologia baseada em métrica definida a partir dos itens determinados no CPC 25 – Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes, com análise por meio de regressão linear múltipla. Os resultados indicaram a presença de antigas práticas contábeis e a conseqüente inadequação das empresas ao CPC 25. Conclui-se que a evidenciação de provisões e contingências é influenciada positivamente pelas variáveis setor de atividade (energia elétrica, eletroeletrônicos, comércio, minerais não metálicos e telecomunicações), tamanho e rentabilidade; e negativamente por liquidez, setor de atividade (construção) e segmento de listagem (tradicional).

Biografia do Autor

Islane Vidal Fonteles, Universidade Federal do Ceará

Mestranda em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará. Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará (2010).

Cicero Philip Soares do Nascimento, Universidade Federal do Ceará

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria, da Universidade Federal do Ceará. Possui Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará (2010) com a monografia Planejamento Participativo como Instrumento de Controle Social: Estudo em Municípios Cearenses . Atuou na Associação Cearense de Estudos e Pesquisas (ACEP) como bolsista/ pesquisador nos seguintes projetos: Metodologia de Apuração e Análise de Custos das Escolas Municipais de Fortaleza-CE; Organização do Processo de Planejamento da Prefeitura Municipal de Itapajé; Organização do Processo de Planejamento da Prefeitura Municipal de Crateús; e bolsista/colaborador no Curso de Especialização em Gestão Hospitalar e de Organizações de Saúde, da Universidade Federal do Ceará e Universidade Unimed Fortaleza. Na Universidade Federal do Ceará, desenvolveu atividades de monitoria nas disciplinas de Contabilidade Governamental e Planejamento e Orçamento Público, nos semestres 2009.2 e 2010.1. Tem experiência na Área de Metodologia da Pesquisa Científica em Ciências Contábeis, e na Área Pública, com ênfase em Controladoria Governamental, Planejamento e Orçamento Público, Contabilidade e Finanças Públicas.

Vera Maria Rodrigues Ponte, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Processamento de Dados pela Universidade Federal do Ceará (1985), graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de Fortaleza (2001) e doutorado em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é Professora Adjunta I da Universidade Federal do Ceará (UFC), atuando como Professora do Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria e como vice-coordenadora do Mestrado Profissional em Administração e Controladoria. É editora adjunta da Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPEC) e parecerista de revistas e eventos qualificados pela CAPES. Tem produção bibliográfica nas áreas de Controladoria, Disclosure, Governança Corporativa e Normas Contábeis Internacionais. Em termos de produção científica, tem publicação de capítulos de livros, artigos em periódicos especializados nacionais e internacionais e trabalhos apresentados em eventos acadêmicos nacionais e internacionais. Orienta alunos de mestrado e de graduação. Coordena projeto de pesquisa na UFC.

Sílvia Maria Dias Pedro Rebouças, Universidade Federal do Ceará

Possui doutorado em Estatística e Investigação Operacional pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (2011), Mestrado em Gestão Empresarial pela Faculdade de Economia da Universidade do Algarve (2007) e Licenciatura em Matemática Aplicada e Computação, no ramo de especialização de Probabilidades e Estatística, pelo Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa (2001). É professora adjunta na Faculdade de Economia, Administração e Atuária da Universidade Federal do Ceará.

Downloads

Publicado

2014-11-19

Edição

Seção

Artigos