O bem viver e a agricultura familiar: refletindo a partir das implicações da relação entre técnica e trabalho

Authors

  • Marjorie Mariana Abreu UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
  • Giovanna Pezarico Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - UTFPR-Câmpus Pato Branco e do Programa de Pós-Graduação em Administração da UTFPR-Câmpus Curitiba.

DOI:

https://doi.org/10.22295/grifos.v29i48.5059

Keywords:

Ensino de história. Narrativas no ensino de história. Memórias outras no ensino de história. Currículos de história. Pedagogias decoloniais

Abstract

O presente artigo tem por objetivo discutir tema de pesquisa em andamento que tem como temática as imbricações entre o Bem Viver, Técnica e Trabalho no contexto da Agricultura Familiar. Tal temática possibilita novos olhares e construção de possíveis caminhos que se colocam como uma alternativa, resistência e esperança ao modelo dito como ideal estabelecido através da racionalidade hegemônica. Evidencia-se a importância dos diálogos entre agricultura familiar e o bem viver no sentido de estabelecer conexões para sociedade numa direção mais harmônica, segura e responsável na relação entre sociedade e a natureza, o meio ambiente e a sustentabilidade, buscando observar os movimentos estabelecidos pelos temas acima apresentados através do trabalho e da técnica.

Author Biographies

Marjorie Mariana Abreu, UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela FESB (Fundação de Ensino Superior de Bragança Paulista), (2007). Possui Graduação em Administração-Bacharelado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), (2017). Mestranda em Administração pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), (2018)- Linha de Pesquisa: Tecnologia de Gestão, Trabalho e Organizações. Atua como professora. Dedica-se a pesquisas relacionados às áreas de Administração, Educação, Tecnologia, Organizações , atuando principalmente nos seguintes temas: Tecnologia e Sociedade, Trabalho e Tecnologia, Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Giovanna Pezarico, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - UTFPR-Câmpus Pato Branco e do Programa de Pós-Graduação em Administração da UTFPR-Câmpus Curitiba.

Possui graduação em graduação em Administração pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Sudoeste (2004) e Direito pela Faculdade Mater Dei (2005). É Doutora em Tecnologia - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia - PPGTE/UTFPR - Linha de pesquisa Tecnologia e Trabalho. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - UTFPR-Câmpus Pato Branco e do Programa de Pós-Graduação em Administração da UTFPR-Câmpus Curitiba. Realiza pesquisas nas áreas de Administração, Tecnologia, Educação e Desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia e sociedade, educação e tecnologia; trabalho e tecnologia

Published

2019-11-29

Issue

Section

Dossiê Ruralidades e Urbanidades: potencialidades e desafios para o desenvolvimento