RESIDÊNCIA DOCENTE, EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA E CONHECIMENTOS DO PROFESSOR

interações possíveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v24i1.6473

Palavras-chave:

Residência docente. Epistemologia da prática. Profissionalização docente.

Resumo

O artigo analisa o Programa de Residência Docente (PRD) oferecido pelo Colégio Federal Pedro II/ Rio de Janeiro, cujo objetivo, entre outros, é de complementar a formação inicial recebida em cursos de licenciatura. Trata-se de projeto de formação continuada com foco no desenvolvimento de competências docentes e em suas produções acadêmicas. O estudo priorizou a análise sobre o conhecimento pela, na e da experiência narrada pelos residentes em diálogo com estudiosos do campo da formação docente como: Roldão, Shulman, entre outros. Verificou-se a partir das entrevistas que o PRD mantém uma preocupação mais efetiva com a formação acadêmica e com a produção de trabalhos que estreitem os laços entre teoria e prática. Constatou-se que o PRD tem efeitos no autoquestionamento pelo professor de sua ação prática e de seu conhecimento acadêmico, sendo necessário aproximá-lo das possibilidades de implementação das atividades pedagógicas nas escolas de origem dos residentes.

Biografia do Autor

Samara Andrade da Costa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Professora da Educação Básica no município de Puxinanã, Paraíba.  E-mail: samara-andrade@hotmail.com

 

Sonia Regina Mendes dos Santos, UERJ

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora associada aposentada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. E-mail: profsmende@gmail.com

Diego Ferreira, Universidade de Lille, França.

Doutor em Educação pela UFF. Professor substituto do departamento de Ciências da Educação da Universidade de Lille, França. E-mail: diego.ferreira@univ-lille.fr

Elisangela da Silva Bernado, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Ciências Humanas/Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Professora Associada do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). E-mail: efelisberto@yahoo.com.br

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Publicado

2021-12-07

Como Citar

COSTA, S. A. .; SANTOS, S. R. M.; FERREIRA, D.; BERNADO, E. da S. . RESIDÊNCIA DOCENTE, EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA E CONHECIMENTOS DO PROFESSOR: interações possíveis. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 1–24, 2021. DOI: 10.22196/rp.v24i1.6473. Disponível em: http://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6473. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua