SAÚDE NA ESCOLA E SUAS TECNOLOGIAS: um levantamento sobre o currículo dos cursos de Pedagogia do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v25i1.6968

Palavras-chave:

Promoção da Saúde; , Matriz curricular; , Formação inicial

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar a relação Educação e Saúde nos currículos dos cursos de Pedagogia do Brasil para promoção da saúde na escola. De abordagem qualitativa, descritiva, do tipo pesquisa documental, o estudo analisou, como fonte, as informações disponíveis no e-MEC, sistema criado para tramitar os processos de regulamentação das instituições de ensino superior no credenciamento e recredenciamento de cursos. Dos 1.968 cursos de Pedagogia ativos no Brasil, foram analisados 396, com base no cálculo amostral com nível de confiança de 99% e margem de erro de 6. Os resultados mostram que há uma real necessidade de investimento na formação inicial relacionada à Educação e Saúde, visto que os(as) profissionais de ensino precisam também conhecer, planejar e desenvolver estratégias de ensino voltadas aos aspectos saudáveis das crianças na educação básica. Conclui-se que o autodidatismo é insuficiente para a promoção da saúde na escola, bem como para utilização de tecnologias voltadas à mediação didática dessa área de estudo. Por isso, a importância de prover momentos formativos coletivos para a formação inicial e continuada.

Biografia do Autor

Antonia Janieiry Ribeiro da Silva Brito, Centro Universitário Christus - Unichristus

Aluna do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais do Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS). Técnica em Secretariado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Atualmente, está à frente da Coordenadoria de Administração do IFCE- campus Boa Viagem.

Karla Angélica Silva do Nascimento, Centro Universitário Christus - Unichristus

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Professora efetiva dos cursos a distância e presenciais, de modo respectivo, nos níveis de graduação e pós-graduação do Centro Universitário Christus - Unichristus. Professora do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais - MESTed. 

Referências

ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Da Visão de Ciência à Organização Curricular. In: ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate (org.). Processos de Ensinagem na Universidade: pressupostos para estratégias de trabalho em aula. 8 ed. Joinville: Univille, 2012.

BRASIL. Decreto nº. 6.286, de 5 de dezembro de 2007. Institui o Programa Saúde na Escola - PSE, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 6 dez. 2007. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/dec_6286_05122007.pdf. Acesso em: 04 mar. 2023.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. Lei nº. 9.394, de 23 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 23/12/1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 04 mar. 2023.

Brasil. Ministério da Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde: PNPS: Revisão da Portaria MS/ GM nº 687, de 30 de março de 2006. Brasília, DF: Ministério da Saúde; 2014. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_promocao_saude_pnaps.pdf. Acesso em: 06 jun. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. MEC, 2017. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 21 fev. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Programa Saúde nas Escolas. Brasília, DF, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/expansao-da-rede-federal/194-secretarias-112877938/secad-educacao-continuada-223369541/14578-programa-saude-nas-escolas. Acesso em: 04 mar. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Temas Contemporâneos e Transversais na BNCC. Proposta de Práticas de Implementação. Brasília, DF, 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/guia_pratico_temas_contemporaneos.pdf. Acesso em: 04 mar. 2022.

BRASIL. Ministério da Saúde. Ministério da Saúde prorroga prazo para adesão de municípios ao Saúde na Escola. 2021a. Disponível em: https://aps.saude.gov.br/noticia/11276#:~:text=Na%20ades%C3%A3o%20ao%20ciclo%202019,estudantes%20brasileiros%20em%205.289%20munic%C3%ADpios. Acesso em: 04 mar. 2022.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Painel de Adesões. Programa Saúde na Escola Ciclo 2021-2022. 2021b. Disponível em: https://sisaps.saude.gov.br/pse/relatorio. Acesso em: 04 mar. 2022.

BRITO, Antonia Janieiry Ribeiro da Silva; NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do. Formação de professores para a promoção da saúde no Ensino Básico por meio de manual didático. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 5, p. e510083, 2023. DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e510083. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10083. Acesso em: 25 abr. 2023.

CARLESSO, Janaína Pereira Pretto; TOLENTINO NETO, Luiz Caldeira Brandt de. Dificuldades e Distúrbios de Aprendizagem na Concepção de Profissionais da Área da Saúde. Research, Society and Development, v. 9, n. 1, p. e143911821-e143911821, 2020. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i1.1821 Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/1821. Acesso em 24 abr. 2023.

CARVALHO, Tássia Lorene et al. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade na interface saúde e educação: uma experiência com educadores. Pedagógica: Revista do programa de Pós-graduação em Educação-PPGE, v. 11, n. 23, p. 284-295, 2009. DOI: https://doi.org/10.22196/rp.v11i23.484 Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/484. Acesso em: 09 mar. 2022.

COSTA, Sueli; GOMES, Paulo Henrique Mendes; ZANCUL, Mariana de Senzi. Educação em Saúde na escola na concepção de professores de Ciências e de Biologia. VIII Encontro Nacional de Pesquisa. 2011. Universidade Estadual de Campinas. ABRAPEC. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/resumos/R0922-1.pdf. Acesso em: 04 mar. 2022.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

KENSKI, Vani Moreira; MEDEIROS, Rosangela Araújo; ORDÉAS, Jean. Ensino superior em tempos mediados pelas tecnologias digitais. Trabalho & Educação, v. 28, n. 1, p. 141-152, 2019. DOI: 0.35699/2238-037X.2019.9872. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9872. Acesso em: 02 de jun. 2023.

LEMOS, André. A tecnologia é um vírus: Pandemia e cultura digital. Editora Sulina, 2021.

MENEZES, Karla Mendonça et al. Educação em saúde no contexto escolar: construção de uma proposta interdisciplinar de ensino-aprendizagem baseada em projetos. Revista de Educação Popular, n. Especial, p. 48-66, 2020. DOI: https://doi.org/10.14393/REP-2020-53255. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/53255. Acesso em: 24 abr. 2023.

NASCIMENTO, Karla Angélica Silva; CASTRO NETO, Deodato Narciso de Oliveira; TELLES, Julio César Couto Bem Siqueira. The virtualization of Health Education in times of COVID-19. Reflexão e Ação, v. 29, n. 1, p. 08-19, 2021. DOI: 10.17058/rea.v29i1.15748. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/15748. Acesso em: 04 mar. 2023.

NASCIMENTO, Karla Angélica Silva. Uma revisão sistematizada sobre tecnologias móveis no ensino na saúde apresentados no CIAED. Revista EDaPECI, v. 21, n. 1, p. 85-96, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.29276/redapeci.2021.21.115265.85-96. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8055689. Acesso em: 04 mar. 2023.

NASCIMENTO, Karla Angélica Silva; FIALHO, Lia Machado Fiuza. Integração das Tecnologias Móveis em Aulas de Cursos Superiores da Área da Saúde. EAD em Foco, v. 10, n. 1, 2020. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v10i1.989. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/989. Acesso em: 04 mar. 2022.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência: diferentes concepções. Revista Poíesis, v. 3, n. 3 e 4, p 5-24, 2006. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10542. Acesso em: 04 mar. 2022.

RODRIGUES, Luisa; ROSSO KRUG, Marília de. Temas Transversais No Ensino Fundamental: Um Estudo de Caso Com Professores de Educação Física de Tupanciretã-RS. Temas, v. 6, p. 07, 2022. Disponível em: http://www.gestaouniversitaria.com.br/artigos/temas-transversais-no-ensino-fundamental-um-estudo-de-caso-com-professores-de-educacao-fisica-de-tupancireta-rs. Acesso em: 24 abr. 2023.

RODRIGUES, Carolina Braz Carlan. Intervenções no ambiente escolar visando a promoção da saúde. 2020. Tese de Doutorado. Universidade Federal de Santa Maria. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/22602. Acesso em 24 abr. 2023.

SOUZA, Alcione Aguiar; CADETE, Matilde Meire Miranda. O papel das famílias e da escola na formação de hábitos alimentares saudáveis de crianças escolares. Revista Pedagógica, v. 19, n. 40, p. 136-154, 2017. DOI: https://doi.org/10.22196/rp.v19i40.3747. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3747. Acesso em: 09 mar. 2022.

UNESCO. Strategy on education for health and well-being: contributing to the Sustainable Development Goals. 2016. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000246453. Acesso em: 04 mar. 2022.

VALENTE, José Armando. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 2, n. 3, p. 11-28, 2018. Disponível em: http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/viewArticle/4891. Acesso em: 02 de jun. 2023.

VENTURI, Tiago. Educação em Saúde sob uma Perspectiva Pedagógica e Formação de Professores: contribuições das Ilhotas Interdisciplinares de Racionalidade para o desenvolvimento profissional docente. 2018. Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198593. Acesso em: 02 jun. 2023.

Downloads

Publicado

2023-06-09

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua