FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES: alguns apontamentos iniciais sobre o papel da gestão escolar democrática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v25i1.7447

Palavras-chave:

Formação continuada do professor., Organização do trabalho docente., Gestão democrática da escola.

Resumo

O objetivo principal do presente trabalho é apresentar alguns indicadores iniciais do papel da gestão na formação dos professores, bem como aspectos importantes para a realização desse processo no espaço escolar, sobre o abrigo de uma gestão democrática. Assim, a pergunta que norteia a questão de pesquisa apresenta-se como:  de que forma a gestão escolar pode atuar na formação dos educadores na contemporaneidade? Trata-se, portanto, de uma investigação simples, de natureza básica, de uma abordagem qualitativa, exploratória a partir de procedimento bibliográfico, com análise hermenêutica-analítica dos textos de autores como: Luck (2010), Morosini (2006), Veiga (1997), Laval (2019), Tardif (2000, 2012), Nóvoa (1995) utilizados para a construção do tema em pesquisa. Para cumprir os objetivos aqui elencados, será apresentada, inicialmente, de forma breve, no item primeiro, a conceituação sobre a profissionalidade docente e a formação continuada, sendo seguida, no segundo item, da análise da gestão democrática e sua influência em uma formação continuada. Esse ponto também pretende apontar alguns destaques sobre as discussões já produzidas em relação a sua importância para o implemento, o fortalecimento e a construção de uma formação continuada dos professores, partindo de uma gestão democrática, além da breve apresentação dos resultados encontrados. O trabalho será finalizado com a apresentação das considerações finais.

Biografia do Autor

Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo - UPF

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES - UPF/RS). 

Camila Chiodi Agostini, Universidade de Passo Fundo - UPF

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (PPGEdu/UPF). Mestre em Ciências Humanas pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus de Erechim, orientada pelo Prof. Dr. Jerzy André Brzozowski. Título da dissertação: As Artes de Governar o Currículo da Educação Infantil: A Base Nacional Comum Curricular em discussão (2017). Especialização em Direito Público pela Fundação Meridional, IMED de Passo Fundo (2010). Graduação em Direito pela Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Campus Carazinho (2008). Graduada em Pedagogia pela Universidade Anhanguera, UNIDERP, Passo Fundo (2018). Servidora Pública Federal da Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS, Campus Passo Fundo. 

Larissa Morés Rigoni, Universidade de Passo Fundo - UPF

Mestranda em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (PPGEdu/UPF). Especialização em Gestão Escolar (2019) pela Uniasselvi, graduada em Pedagogia Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo (2018), participou do Grupo de Pesquisa sobre Docência Universitária coordenado pelo Prof. Dr. Altair Alberto Fávero (2014-2015). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: improvisação docente, docência universitária e precarização docente. Atualmente é professora de Educação Infantil no município de Paraí/RS e professora de Ensino Fundamental I no Colégio Mater Amabilis - Rede Sagrado de Educação no município de Nova Araçá/RS. É integrante do GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO SUPERIOR (GEPES - UPF) ligado ao GEPES nacional com sede na Unicamp e ao Grupo Internacional de Estudos sobre Educação Superior (GIEPES). 

Referências

BENINCÁ, Elli. A formação continuada. In: BENINCÁ, Elli; CAIMI, Flávia Elisa. (orgs.). Formação de professores: o diálogo entre teoria e prática. 2 ed. Passo Fundo: Editora da UPF, 2002, p. 99-109.

BENINCÁ, Elli. Formação de professores: um diálogo entre a teoria e a prática. 2. ed. Passo Fundo: UPF, 2004. 160.

CONSALTÉR, Evandro; FÁVERO, Altair Alberto; TONIETO, Carina. A formação continuada de professores a partir de três perspectivas: o senso comum pedagógico, pacotes formativos e a práxis pedagógica. Educação em Perspectiva, Viçosa/MG, v.10, p.1-14, 2019

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaios sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016, p. 321-376.

DEMO, Pedro. Pesquisa e construção de conhecimento. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1996.

FÁVERO, Altair Alberto; TONIETO, Carina; CONSALTÉR, Evandro. O neoliberalismo em ataque ao ensino público. In: FÁVERO, Altair Alberto; TONIETO, Carina; CONSALTÉR, Evandro (orgs.). Leituras sobre educação e neoliberalismo. Curitiba: CRV, 2020, p.11-25.

FÁVERO, Altair Alberto. Políticas de Formação Pedagógica: possibilidades de superar o mal-estar docente. In: CENCI, Ângelo Vitório, DALBOSCO, Cláudio Almir; MÜHL, Eldon Henrique (org.). Sobre Filosofia e Educação: Racionalidade, diversidade e formação pedagógica. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2009.

FÁVERO, Altair Alberto; TONIETO, Carina. (org.). Educar o Educador: reflexões sobre a forma-ção docente. Campinas: Mercado de Letras, 2010.

FÁVERO, Altair Alberto; AGOSTINI, Camila Chiodi; RIGONI, Larissa Morés. Mal-estar docente e políticas de formação pedagógica. Revista Pedagógica, v. 23, p. 1-27, 2021.

FREITAS, Luiz Carlos de. A reforma empresarial da educação. Nova direita, velhas ideias. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 28. ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2002. 165 p.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. [Recurso eletrônico]. São Paulo: Paz e Terra, 2011

FRIGOTO, Gaudêncio. Educação e a crise do Capitalismo real. São Paulo: Cortez, 1996.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 184p

GOUVEIA, Beatriz; PLACCO, Vera M. N. de S. A formação permanente, o papel do coordenador pedagógico e a rede colaborativa. In: ALMEIDA, L. R. de & PLACCO, V. M. N. de S. (orgs.). O coordenador pedagógico e formação centrada na escola. São Paulo: Loyola, 2013

HENGEMUHLE, Adelar. Gestão de ensino e práticas pedagógicas. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2004.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9.ed. São Paulo: Cortez, 2011.

LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público [recurso eletrônico] tradução Mariana Echalar. - 1. ed. - São Paulo: Boitempo, 2019

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola – Teoria e Pratica. Goiânia: Alternativa, 2004

LUCK, Heloísa. Liderança em Gestão Escolar. 6. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2010.

MACEDO, Lino de. Ensaio Pedagógicos: como construir uma escola para todos. Porto Alegre: Art. Med, 2005.

MACEDO, Elizabeth. Base Nacional Curricular Comum: Novas Formas De Sociabilidade Produzindo Sentidos Para Educação. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 12, n. 03, p.1530 – 1555, out./dez. 2014. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/viewFile/21666/15916. Acesso em 03 ago. 2016.

MATOS, Gislaine. Aparecida; GROSCH, Maria Selma; DRESCH, Jaime Farias. Formação continuada de professores: perspectivas e contradições epistemológicas recorrentes na elaboração de documentos oficiais da educação. Revista Pedagógica, Chapecó, v. 22, p. 1-19, 2020. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4746. Acesso em 27 abr. 2021.

MOROSINI, Marilia Costa. Enciclopédia de pedagogia universitária: glossário. Vol 2. INEP/RIES, 2006.

NÓVOA, António. Os professores e sua formação. Lisboa, Dom Quixote, 1995.

NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, António (coord.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995. p. 13-33.

NÓVOA, António. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: Educa, 2002

NUSSBAUM, Martha. Sem fins lucrativos: por que a democracia depende das humanidades. São Paulo: Martins Fontes, 2015.

PARO, Vitor Henrique. Por dentro da escola pública. São Paulo. Xamã: 1999.

PASCHOAL, Antonio Edmilson. Metodologia da Pesquisa em Educação: Analítica e Dialética. Revista Diálogo Educacional, v. 2, núm. 3, jan-jun, 2001, pp. 1-9. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2734. Acesso em: 30 abr. 2021. Acesso em: 30 abr. 2021.

PINHEIRO, Ana Paula. AGOSTINI, Camila Chiodi. A BNC- formação para ensino superior e a sociedade de aprendizagem: algumas discussões sobre a formação pautada em competências. In: MACHADO, Gabriella Eldereti. COSTA, Sabrina Copetti da. SILVA, Karoline Regina Pedroso da. (orgs). Debates contemporâneos: perspectivas e reflexões atuais. [Recurso eletrônico]. Santa Maria: Arco Editores, 2021. Disponível em: doi: 10.48209/978-65-GSK4t-02-7

TARDIF, Maurice. Formação dos professores e contextos sociais: perspectivas internacionais. Porto: RÉS, 1990

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 14. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira De Educação. Nº 13. Jan/fev/mar/abr 2000. Disponível em: https://anped.org.br/sites/default/files/rbe/files/rbe_13.pdf. Acesso em 28 jun 2021

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. (Org.) Projeto Político Pedagógico – Uma Construção Possível. Campinas, SP: Papirus, 1997.

VIEIRA, Karina Augusta Limonta. Hermenêutica na educação: um método para a compreensão da realidade educacional. Revista Educação em Foco, v. 22, n. 37, p. 8–26, 2019. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2734. Acesso em: 30 abr. 2021.

TELLO, César; ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto. Políticas educativas e profissionalização docente na América Latina. Revista Lusófona de Educação, 26, p. 161-174, 2014.

Downloads

Publicado

2023-07-03

Como Citar

FÁVERO, A. A.; AGOSTINI, C. C.; RIGONI, L. M. FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES: alguns apontamentos iniciais sobre o papel da gestão escolar democrática. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 25, p. 1–23, 2023. DOI: 10.22196/rp.v25i1.7447. Disponível em: http://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7447. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua