FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES: alguns apontamentos iniciais sobre o papel da gestão escolar democrática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v25i1.7447

Palavras-chave:

Formação continuada do professor., Organização do trabalho docente., Gestão democrática da escola.

Resumo

O objetivo principal do presente trabalho é apresentar alguns indicadores iniciais do papel da gestão na formação dos professores, bem como aspectos importantes para a realização desse processo no espaço escolar, sobre o abrigo de uma gestão democrática. Assim, a pergunta que norteia a questão de pesquisa apresenta-se como:  de que forma a gestão escolar pode atuar na formação dos educadores na contemporaneidade? Trata-se, portanto, de uma investigação simples, de natureza básica, de uma abordagem qualitativa, exploratória a partir de procedimento bibliográfico, com análise hermenêutica-analítica dos textos de autores como: Luck (2010), Morosini (2006), Veiga (1997), Laval (2019), Tardif (2000, 2012), Nóvoa (1995) utilizados para a construção do tema em pesquisa. Para cumprir os objetivos aqui elencados, será apresentada, inicialmente, de forma breve, no item primeiro, a conceituação sobre a profissionalidade docente e a formação continuada, sendo seguida, no segundo item, da análise da gestão democrática e sua influência em uma formação continuada. Esse ponto também pretende apontar alguns destaques sobre as discussões já produzidas em relação a sua importância para o implemento, o fortalecimento e a construção de uma formação continuada dos professores, partindo de uma gestão democrática, além da breve apresentação dos resultados encontrados. O trabalho será finalizado com a apresentação das considerações finais.

Biografia do Autor

Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo - UPF

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES - UPF/RS). 

Camila Chiodi Agostini, Universidade de Passo Fundo - UPF

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (PPGEdu/UPF). Mestre em Ciências Humanas pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus de Erechim, orientada pelo Prof. Dr. Jerzy André Brzozowski. Título da dissertação: As Artes de Governar o Currículo da Educação Infantil: A Base Nacional Comum Curricular em discussão (2017). Especialização em Direito Público pela Fundação Meridional, IMED de Passo Fundo (2010). Graduação em Direito pela Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Campus Carazinho (2008). Graduada em Pedagogia pela Universidade Anhanguera, UNIDERP, Passo Fundo (2018). Servidora Pública Federal da Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS, Campus Passo Fundo. 

Larissa Morés Rigoni, Universidade de Passo Fundo - UPF

Mestranda em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (PPGEdu/UPF). Especialização em Gestão Escolar (2019) pela Uniasselvi, graduada em Pedagogia Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo (2018), participou do Grupo de Pesquisa sobre Docência Universitária coordenado pelo Prof. Dr. Altair Alberto Fávero (2014-2015). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: improvisação docente, docência universitária e precarização docente. Atualmente é professora de Educação Infantil no município de Paraí/RS e professora de Ensino Fundamental I no Colégio Mater Amabilis - Rede Sagrado de Educação no município de Nova Araçá/RS. É integrante do GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO SUPERIOR (GEPES - UPF) ligado ao GEPES nacional com sede na Unicamp e ao Grupo Internacional de Estudos sobre Educação Superior (GIEPES). 

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Publicado

2023-07-03

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua