CONTRIBUIÇÕES DO MODELO BIOECOLÓGICO PARA A COMPREENSÃO DAS BARREIRAS ATITUDINAIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

  • Marciria Castellani Rocha Oliveira Universidade de Brasília - UnB, Faculdade de Educação - FE, Programa de Pós-Graduação em Educação Modalidade Profissional - PPGE/MP https://orcid.org/0000-0002-9875-6089
  • Alia Barrios Universidade de Brasília - UnB, Faculdade de Educação - FE, Departamento de Teoria e Fundamentos - TEF, Programa de Pós-Graduação em Educação Modalidade Profissional - PPGE/MP https://orcid.org/0000-0001-6679-9132

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v26i1.7566

Palavras-chave:

Desenvolvimento da Pessoa Humana, Educação Inclusiva, Barreiras Culturais

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar os principais conceitos do Modelo Bioecológico de Urie Bronfenbrenner, refletindo sobre suas contribuições para a Educação Inclusiva, de forma geral, e para a compreensão do possível efeito das barreiras atitudinais nos processos de desenvolvimento e aprendizagem da pessoa com deficiência, de maneira mais específica. Enquanto perspectiva teórico-metodológica, o Modelo Bioecológico enfatiza o papel central da pessoa em seus processos de desenvolvimento e aprendizagem, sem deixar de ressaltar a importância de suas relações sociais nos diferentes ambientes que frequenta. Nessa perspectiva, a escola, ambiente rico em interações sociais diversificadas, constitui-se um espaço privilegiado para o processo de desenvolvimento humano das pessoas com e sem deficiências. As barreiras atitudinais se manifestam como entraves ao estabelecimento de interações pessoais com a reciprocidade e afetividade necessárias para a constituição de processos proximais capazes de promover o desenvolvimento. Embora o Modelo Bioecológico tenha sido pouco usado nas pesquisas sobre Educação Inclusiva e barreiras atitudinais, a análise de seu arcabouço teórico permite sinalizar as potencialidades desta perspectiva para a compreensão e o estudo dos temas abordados, assim como a responsabilidade da escola na construção de sensibilidades, motivações e habilidades fundamentais para o cuidado entre os seres humanos.

Biografia do Autor

Marciria Castellani Rocha Oliveira, Universidade de Brasília - UnB, Faculdade de Educação - FE, Programa de Pós-Graduação em Educação Modalidade Profissional - PPGE/MP

Atualmente cursando Mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da UNB (Mestrado Profissional). Graduada em Serviço Social pela Faculdade de Serviço Social de Caratinga (1998). Pós-Graduada em Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva - Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico (IFTM) 2020, Complementação em Pedagogia pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras - FACEL. Pós-Graduada em Docência do Ensino Superior com ênfase em Gestão Educacional. Assistente Social do Campus Águas Lindas IFG.

Alia Barrios , Universidade de Brasília - UnB, Faculdade de Educação - FE, Departamento de Teoria e Fundamentos - TEF, Programa de Pós-Graduação em Educação Modalidade Profissional - PPGE/MP

Professora Adjunta na área de Psicologia da Educação, no Departamento de Teoria e Fundamentos (TEF), da Faculdade de Educação (FE), da Universidade de Brasília (UnB). Doutora e Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília - UnB. Graduada em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de Havana - UH, Cuba, com diploma revalidado pelo Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília - UnB, Brasil. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Modalidade Profissional (PPGE-MP) da Faculdade de Educação (FE), da Universidade de Brasília (UnB), no campo de pesquisa de Processos Formativos e Profissionalidades. Âmbitos de pesquisa: Educação em Direitos Humanos e Práticas Educativas, Processos de Socialização no Ciclo Vital, Ontogénese e Desenvolvimento Moral e de Valores na Perspectiva da Psicologia Cultural, Educação Inclusiva e Formação de Professores na Perspectiva da Diversidade, Corporeidade e Educação, Educação e Saúde em contextos de Educação Formal, Dificuldades de Aprendizagem e Queixa Escolar, Processos Educativos e Atuação em Psicologia Escolar. Áreas de atuação: Desenvolvimento Humano, Desenvolvimento Moral, Psicologia Escolar, Psicologia da Educação, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, EJA, Ensino Superior, Educação a Distância, Educação em Direitos Humanos e Educação Inclusiva. Grupo de pesquisa: Psicologia Dialógica e Cultural. Publicações recentes:  La educación en derechos humanos y el currículo oculto: consideraciones teórico-práticas sobre el cotidiano escolar brasileño, Revista  Educación de Lima(2020), Educação em Direitos Humanos no Ensino Fundamental:  práticas pedagógicas e concepções de professores, Revista Atos de Pesquisa em Educação da FURB (2021), Desenvolvimento moral na educação infantil: um estudo cultural construtivista, Revista Educação da PUCRS (2021). 

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Publicado

2024-03-27

Como Citar

CASTELLANI ROCHA OLIVEIRA, M.; BARRIOS, A. CONTRIBUIÇÕES DO MODELO BIOECOLÓGICO PARA A COMPREENSÃO DAS BARREIRAS ATITUDINAIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 1–20, 2024. DOI: 10.22196/rp.v26i1.7566. Disponível em: http://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7566. Acesso em: 28 abr. 2024.

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