ARTE-EDUCAÇÃO MODERNA E PÓS-MODERNA: COEXISTÊNCIAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v26i1.7692

Palavras-chave:

Arte-educação, modernidade, Pós-modernidade

Resumo

Interessa-nos observar como o tempo pós-moderno aportou na prática pedagógica, de modo a criar novas demandas para a arte-educação. Para tal, entrevistamos professores e alunos, tendo em vista observar como a concatenação de temporalidades no presente lhes serve para formular discursos e orientar práticas. Na pesquisa empírica observamos que diferentes referenciais sobre o papel das artes na escola coexistem, seja motivando abordagens mais revolucionárias, seja servindo para justificar a replicação de estratégias pedagógicas herdadas da modernidade.

Downloads

Biografia do Autor

Ana Larissa Cruz, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Referências

BARBOSA, Ana M. A imagem no ensino da arte. São Paulo: Perspectiva, 2014.

BARBOSA, Ana M. Ensino de arte no Brasil: uma história que vai da dependência à antropofagia. In: BARBOSA, A. M.; COUTINHO, R. G. (orgs.). Ensino de arte no Brasil: aspectos históricos e metodológicos. São Paulo: Unesp; REDEFOR, 2011.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

CARRARA, Rosângela. Raízes históricas do ensino de artes no Brasil: organização curricular e formação de professores. Curitiba: CRV, 2015.

FEATHERSTONE, Mike. O desmanche da cultura: globalização, pós-modernismo e identidade. São Paulo: Studio Nobel: SESC, 1997.

FOUCAULT, Michel. Genealogia do poder. In: FOUCAULT, M. Microfísica do poder. São Paulo: Paz e Terra, 2021.

HALL, Stuart. Identidade cultural da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Dp&A, 2004.

HARVEY, David. Condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 2001.

LAMPERT, Ernani. Pós-Modernidade e a Educação. Linhas, Florianópolis, v. 8, n. 2, p. 4-32, jul. 2007. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1364. Acesso 13 out. 2021.

LYOTARD, Jean-Françoís. A condição pós-moderna. Rio de Janeiro: José Olympio Ed., 2009.

POSO, Fabiana F.; MONTEIRO, Bruno A. P. A perspectiva decolonial nos cursos de formação de professores: uma revisão de literatura. Revista Pedagógica, Chapecó, v. 23, n. 1, p. 1-17, 2021. DOI https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.5358

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2010.

Downloads

Publicado

2024-09-12

Como Citar

GUSMÃO, R.; CRUZ, A. L. ARTE-EDUCAÇÃO MODERNA E PÓS-MODERNA: COEXISTÊNCIAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 26, n. 1, 2024. DOI: 10.22196/rp.v26i1.7692. Disponível em: http://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7692. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua