EVIDÊNCIAS DE DESIGN EDUCACIONAL UNINDO EDUCOMUNICAÇÃO E GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA
uma revisão sistemática de literatura
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v27i1.7867Palavras-chave:
Design Educacional, Educomunicação, Gamificação, Educação Básica PúblicaResumo
Este estudo aborda a realização de revisão sistemática de literatura para identificar artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, nos últimos 10 anos, que tratam do design educacional unindo educomunicação e gamificação. Para tanto, foram selecionadas as bases de dados e os termos de busca para garantir a relevância dos artigos incluídos na análise, tendo como objetivo fornecer uma visão geral das publicações sobre o desenvolvimento de design educacional relacionado à educomunicação e gamificação na educação básica pública. Além disso, visou identificar iniciativas de formação de professores nessa área. Os resultados indicam um aumento nas publicações relacionadas ao design gamificado nos últimos anos e a maioria dos artigos analisados se concentra em design gamificado. Contudo, muito poucos são os referentes a design educomunicativo, ou abordando ambos os temas. Também é observada uma carência de iniciativas de formação de professores que abordam o design educacional unindo educomunicação e gamificação na educação básica pública. Conclui-se que o uso eficaz do design educacional, envolvendo educomunicação e gamificação, pode ser uma estratégia promissora para melhorar motivação, o engajamento, uma aprendizagem ativa e a criticidade dos alunos na educação básica pública.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.