PERCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v26i1.7921

Palavras-chave:

Educação Física, Ensino Médio, Tecnologias Digitais

Resumo

Este artigo teve como objetivo investigar a percepção dos alunos do Ensino Médio de uma escola em relação ao uso de Tecnologias Digitais nas aulas de Educação Física. Esta é uma pesquisa qualitativa com abordagem de pesquisa-ação, conduzida com uma turma do Ensino Médio de uma escola estadual. Utilizamos um questionário online para entender as expectativas iniciais da turma em relação ao uso de Tecnologias Digitais e, em seguida, conduzimos três aulas incorporando tecnologias digitais. Ao término das aulas, promovemos discussões para avaliar a percepção dos alunos e documentamos as observações em um diário de campo. Os resultados foram positivos, demonstrando que o uso de tecnologias permitiu aos estudantes experimentar novas formas de aprender e refletir sobre a interação entre o mundo virtual e o mundo físico, promovendo um ambiente de aprendizado estimulante e envolvente. Isso ofereceu uma experiência diferenciada em relação à abordagem tradicional. Sendo assim, a partir das experimentações os estudantes destacaram que as aulas foram divertidas e educativas. Portanto, quanto as percepções dos alunos podemos identificar que as aulas que incorporam tecnologias digitais podem proporcionar um ambiente de aprendizado estimulante e envolvente, mas também oferecem uma experiência diferenciada em relação à abordagem tradicional.

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Biografia do Autor

Gabriela Giongo, Universidade do Vale do Taquari (Univates)

Graduada em Educação Fisica -  Licenciatura pela Universidade do Vale do Taquari - Univates.

Derli Juliano Neuenfeldt, Universidade do Vale do Taquari (Univates)

Professor titular da Universidade do Vale do Taquari - Univates, atuando nos Cursos de Educação Física Licenciatura e Bacharelado e no Programa de Pós-graduação em Ensino. Graduado em Educação Física - Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (1997) com especialização em Pedagogia do Esporte (1997) pela Universidade Federal do Paraná e especialização em Gestão Universitária (2013) pela Universidade do Vale do Taquari - Univates. Possui Mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (2000) e Doutorado em Ciências: Ambiente e Desenvolvimento (2016) pela Universidade do Vale do Taquari - Univates. 

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Publicado

2024-03-27

Como Citar

GIONGO, G.; NEUENFELDT, D. J. PERCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 26, n. 1, p. e7921, 2024. DOI: 10.22196/rp.v26i1.7921. Disponível em: http://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7921. Acesso em: 7 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua