PRÁTICA PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA INTERCULTURAL

um olhar para as relações entre professora e crianças imigrantes no primeiro ano do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v26i1.7942

Palavras-chave:

Educação Intercultural, Criança imigrante, Infância, Ensino Fundamental, Atuação docente

Resumo

O presente texto tem por foco analisar como ocorrem as relações entre professora e crianças imigrantes no primeiro ano do Ensino Fundamental. Apresentar-se-ão elementos de uma pesquisa de mestrado em educação que teve por sujeitos uma professora e um grupo de 25 crianças que frequentam o primeiro ano do Ensino Fundamental em uma escola pública, localizada no sul do estado de Santa Catarina. Em termos metodológicos, a pesquisa pautou-se em uma perspectiva qualitativa, como forma de um estudo exploratório, articulando o conhecimento empírico e o conhecimento teórico. Compreendendo que a intercultura pressupõe pensar nos princípios da igualdade e da diferença, em uma relação de troca que perpassa a identidade coletiva histórico-social dos sujeitos. A prática pedagógica intercultural potencializa a promoção de formas de convivência na diversidade, em um processo recíproco de enriquecimento da alteridade, de encontro com o outro. Como resultados, no encontro entre a professora e as crianças imigrantes, constatou-se no contexto pesquisado, uma postura acolhedora e cuidadosa por parte da professora, promovendo uma relação afetiva com as crianças. No entanto, observou-se limitações na promoção de uma prática pedagógica na perspectiva intercultural, no que tange a invisibilidade para questões sociais e culturais na organização do contexto educativo. Nesse contexto, acredita-se ser necessário lançar um olhar atento para a formação de professores em busca de pensar percursos formativos em uma perspectiva intercultural, contribuindo, assim, para a construção e sustentação de uma prática pedagógica que promova novas formas de convivência e de encontro com o outro e suas singularidades.

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Biografia do Autor

Marcel Martins Guarezi, Universidade do Sul de Santa Catarina (UniSul)

Mestre em Educação pela UNISUL - Universidade (2024), atua na Linha de Pesquisa: Relações Históricas e Culturais em Educação. Possui graduação em História (Licenciatura) pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2012) e Bacharelado em História (2021) pela UNISUL - Universidade. Especialista em História Social pela Faculdade Capivari (2013), especialista em Ensino Integrado de Filosofia, Geografia, História e Sociologia para Professores da educação básica pelo Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC (2021). É professor da rede pública de ensino na educação básica, servidor efetivo na rede municipal de Pescaria Brava/SC. 

Luciane Pandini-Simiano, Universidade do Sul de Santa Catarina (UniSul)

É doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, realizando parte de seu doutoramento na Università degli Studi di Firenze (2013-2014), mestre em Educação pela Universidade do Sul de Santa Catarina e graduada em Pedagogia pela mesma universidade. Realizou pós-doutorado, com bolsa CNPq, junto à Università degli Studi di Firenze (2022-2023). Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - na Universidade do Sul de Santa Catarina. Leciona no referido Programa e, também, no Curso de Pedagogia desta universidade. É líder do Grupo de Pesquisa Educação, Infância e Cultura GEDIC/ PPGE/UNISUL e pesquisadora do Gruppo di Ricerca Enzo Catarsi -Famiglia, Adolescenza e Infanzia (FAI/UNIFI-ITA). Atua como Coordenadora Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência -PIBID (desde 2018). É Editora Associada da Revista POIÉSIS. É membro do grupo gestor do Fórum de Educação Infantil da região Sul de Santa Catarina. Desenvolve pesquisas e intervenções na área da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Infância, Narrativa e Experiência, Documentação Pedagógica, Prática Docente e Formação de Professores na Educação Infantil. 

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Publicado

2024-11-24

Como Citar

GUAREZI, M. M.; PANDINI-SIMIANO, L. PRÁTICA PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA INTERCULTURAL: um olhar para as relações entre professora e crianças imigrantes no primeiro ano do ensino fundamental. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 26, n. 1, p. e7942, 2024. DOI: 10.22196/rp.v26i1.7942. Disponível em: http://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7942. Acesso em: 26 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Práticas Pedagógicas: elemento basilar às ambiências de aprendizagem