A CONSTRUÇÃO DE UM DIREITO
Um estudo sobre o acesso de imigrantes na educação de jovens e adultos em Chapecó (SC)
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v27i1.7973Palavras-chave:
Políticas Educacionais, Educação de Jovens e Adultos, Imigrantes, Chapecó (SC)Resumo
Nos últimos anos, houve um número significativo de imigrantes que buscaram e ainda buscam a Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Chapecó, Santa Catarina (SC). Este artigo tem como objetivo geral realizar um estudo sobre o acesso de imigrantes à EJA no município de Chapecó (SC). O recorte espaço temporal desta pesquisa é um estudo sobre o acesso de imigrantes à EJA entre os anos de 2017 e 2022. Os objetivos específicos são: (i) apresentar um panorama histórico da EJA no Brasil; (ii) identificar a legislação que norteia o ingresso dos estudantes imigrantes na EJA; (iii) realizar um levantamento sobre as principais características dos imigrantes que buscam a EJA em Chapecó. Esta pesquisa trata-se, do ponto de vista metodológico, de uma pesquisa descritiva, com métodos e técnicas de natureza qualitativa e quantitativa, circunscrita pela análise documental. O aporte teórico se dará com extensa revisão bibliográfica em diversos autores que trabalham questões de políticas educacionais, educação de jovens e adultos e fluxos migratórias. Para pesquisa documental, utilizamos da legislação e normatização nacional, estadual e municipal. A pesquisa de dados se deu pela análise do Censo Escolar. Concluímos que a EJA é uma porta de entrada para imigrantes que chegam ao Brasil, muitos em busca de melhores condições de vida. Essa modalidade de ensino desempenha importante papel na promoção do desenvolvimento de uma sociedade mais inclusiva.
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