A CONSTRUÇÃO DE UM DIREITO

Um estudo sobre o acesso de imigrantes na educação de jovens e adultos em Chapecó (SC)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v27i1.7973

Palavras-chave:

Políticas Educacionais, Educação de Jovens e Adultos, Imigrantes, Chapecó (SC)

Resumo

Nos últimos anos, houve um número significativo de imigrantes que buscaram e ainda buscam a Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Chapecó, Santa Catarina (SC). Este artigo tem como objetivo geral realizar um estudo sobre o acesso de imigrantes à EJA no município de Chapecó (SC). O recorte espaço temporal desta pesquisa é um estudo sobre o acesso de imigrantes à EJA entre os anos de 2017 e 2022. Os objetivos específicos são: (i) apresentar um panorama histórico da EJA no Brasil; (ii) identificar a legislação que norteia o ingresso dos estudantes imigrantes na EJA; (iii) realizar um levantamento sobre as principais características dos imigrantes que buscam a EJA em Chapecó. Esta pesquisa trata-se, do ponto de vista metodológico, de uma pesquisa descritiva, com métodos e técnicas de natureza qualitativa e quantitativa, circunscrita pela análise documental. O aporte teórico se dará com extensa revisão bibliográfica em diversos autores que trabalham questões de políticas educacionais, educação de jovens e adultos e fluxos migratórias. Para pesquisa documental, utilizamos da legislação e normatização nacional, estadual e municipal. A pesquisa de dados se deu pela análise do Censo Escolar. Concluímos que a EJA é uma porta de entrada para imigrantes que chegam ao Brasil, muitos em busca de melhores condições de vida. Essa modalidade de ensino desempenha importante papel na promoção do desenvolvimento de uma sociedade mais inclusiva.

Downloads

Biografia do Autor

Diego Ebertz, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Mestrando em Educação pelo PPGE da UFFS (Chapecó). Possui pós-graduação Lato Sensu em Educação (Faculdade Santa Rita). Licenciado em História (UFFS), em Geografia (UNINTER) e em Matemática (Universidade Pitágoras Unopar). Professor da rede pública estadual de Santa Catarina.

Maria Silvia Cristofoli, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim. Membro da Diretoria da Associação Nacional de Política e Administração da Educação - ANPAE, biênio 2023-2025, Sessão Estadual do RS. Membro da Red de Especialistas en Política Educativa de América Latina (IIPE-UNESCO).

Downloads

Publicado

2025-04-12

Como Citar

EBERTZ, D.; CRISTOFOLI, M. S. A CONSTRUÇÃO DE UM DIREITO: Um estudo sobre o acesso de imigrantes na educação de jovens e adultos em Chapecó (SC). Revista Pedagógica, [S. l.], v. 27, n. 1, p. e7973, 2025. DOI: 10.22196/rp.v27i1.7973. Disponível em: http://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7973. Acesso em: 24 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua