UMA ANÁLISE CRÍTICA SOBRE OS READERS DISTRIBUÍDOS PELO PNLD COMO RECURSO PARA A FORMAÇÃO LEITORA
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v27i1.7980Palavras-chave:
Leitura, Literatura, Ensino de línguasResumo
Este artigo tem por objetivo fazer uma análise crítica dos read ers distribuídos pelo PNLD literário aos estudantes do Ensino Médio da rede pública como recurso para a aquisição da Língua Inglesa e formação leitora. O estudo em questão ampara-se teoricamente em Colomer (2007) quanto à leitura literária na escola, Cosson (2020, 2021) quanto ao ensino da Literatura no ambiente escolar e Moita Lopes (1996) quanto aos processos de ensino e aprendizagem de línguas. Também toma como referência a BNCC (2018), documento que orienta os conhecimentos essenciais para a educação básica. Esta investigação caracteriza-se como exploratória e bibliográfica com abordagem de dados qualitativa. O corpus selecionado são as duas obras da editora Macmillan Education para o romance ficcional Frankenstein de Mary Shelley, uma que já estava disponível no mercado para compra e outra produzida especialmente para ser entregue às escolas da rede pública pelo PNLD. Os resultados demonstraram que, apesar de terem algumas desvantagens, os read ers do programa auxiliam no processo de formação leitora na língua estrangeira, uma vez que, por meio da adaptação ao nível de proficiência em que se encontra o aluno, é possível levá-lo a adquirir uma maior autoconfiança no idioma e prazer na leitura. Acredita-se que os read ers sejam uma ponte entre os estudantes e os clássicos originais em Língua Inglesa, pois conforme eles forem se apropriando da língua poderão sentir curiosidade para conhecer essas obras na íntegra. Para tanto, ressaltamos a importância do professor realizar um trabalho de qualidade nesse percurso, sempre propondo atividades desafiadoras e uma leitura instigante.
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