SIGNIFICAÇÕES SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORAS DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

(trans)formações possíveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v26i1.7998

Palavras-chave:

Educação Especial, Trabalho docente, Formação de professores

Resumo

Na pesquisa aqui apresentada constituímos uma formação continuada participativa e dialógica, com um grupo de professoras, com troca de saberes entre as participantes como fundamento para o desenvolvimento dos docentes (Nóvoa, 2002; Giroux, 1997). Nesta proposição, o percurso que realizamos contou com uma entrevista individual e sete encontros coletivos com oito professoras do Atendimento Educacional Especializado (AEE) de uma rede pública no estado de Santa Catarina. Nestes encontros, a dialogia (Freire, 2011) e a participação das professoras foram os condutores para a discussão das práticas pedagógicas e do trabalho realizado por estas profissionais. Assim, temos como objetivo analisar quais as significações sobre as práticas pedagógicas das professoras foram modificadas nos diálogos realizados durante a formação. No percurso, as práticas pedagógicas foram discutidas com o aporte teórico da defectologia (Vigotski, 2021, 2022) e ao longo dos diálogos, entrelaçados com a teoria, as significações acerca dessas foram constituindo outras perspectivas para compreensão das (im)possibilidades do trabalho. As significações engendradas a partir da troca de saberes na formação, demonstraram mudanças no que se refere à compreensão: da importância de estratégias que envolvam o estudante na rotina e nos processos de ensino com sua classe; do AEE como um serviço que elabora estratégias para a inclusão do aluno e não um atendimento restrito à atividades no espaço da Sala de Recursos; da necessidade do embasamento teórico que fundamente as práticas pedagógicas, bem como de conhecer as particularidades de cada estudante a fim de criar práticas próprias ao seu desenvolvimento por caminhos alternativos (Vigotski, 2021).

Downloads

Biografia do Autor

Carolina Cieslinski, Universidade da Região de Joinville (Univille)

Possui graduação em Pedagogia e especialização em Psicopedagogia Clínica e Escolar. Atualmente é mestranda no Programa de Pós Graduação em Educação na Universidade da Região de Joinville (Univille). Também é professora  no Ensino Fundamental. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, Educação Especial e Formação de Professores.

Aliciene Fusca Machado Cordeiro, Universidade da Região de Joinville (Univille)

Possui graduação em Psicologia (PUC), mestrado e doutorado em Educação - Psicologia da Educação (PUC). É professora-pesquisadora da Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE no curso de psicologia, no mestrado e doutorado em Educação. Participa do GT de Psicologia da Educação da ANPED. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Educação, nos seguintes temas: educação inclusiva, educação especial, deficiência, educação, ensino e aprendizagem.

Andréia Heiderscheidt Fuck, Universidade da Região de Joinville (Univille)

Doutoranda e Mestre (Univille). Pós graduada em Educação Especial - Formação Continuada para Professores para o Atendimento Educacional Especializado - AEE e em Educação Infantil e Séries Iniciais , possui graduação em Pedagogia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, nos seguintes temas: Gestão Escolar, Práticas Educativas, Alfabetização, AEE, formação de professores. Participa do grupo de Estudos e Formação Docente da Univille.

Referências

AGUIAR, Wanda Maria Junqueira; ARANHA, Elvira Maria Godinho; SOARES, Julio Ribeiro Núcleos de significação: análise dialética das significações produzidas em grupo. Cadernos de Pesquisa, v. 51, 2021, p. 1-16.

AGUIAR, Wanda Maria Junqueira; OZELLA, Sergio. Apreensão dos sentidos: aprimorando a proposta dos núcleos de significação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 94, n. 236, p. 299-322, jan./abr. 2013.

AGUIAR, Wanda Maria Junqueira; SOARES, Júlio Ribeiro; MACHADO, Virginia Campos. Núcleos de significação: uma proposta histórico-dialética de apreensão das significações. Cadernos de Pesquisa, n. 155, jan.-mar. 2015ª, p. 56-75.

AGUIAR, Wanda Maria Junqueira; SOARES, Júio Ribeiro; MACHADO, Virginia Campos. Núcleos de significação: uma proposta metodológica em constante movimento. In: EDUCERE, 12., 2015. Anais [...]. 2015b.

AMARAL, Ligia. Sobre crocodilos e avestruzes: falando de diferenças físicas, preconceitos e sua superação. In: AQUINO, Julio (Org.). Diferenças e preconceitos na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1998. p. 11-30.

BAPTISTA, Claudio Roberto. A ação Pedagógica e Educação Especial: para além do AEE. In: BAPTISTA, Claudio Roberto; JESUS, Denise Meyrelles de; CAIADO, Katia Regina Moreno (Org.). Prática Pedagógica na Educação Especial: multiplicidade do atendimento Educacional Especializado. São Paulo: Junqueira & Marin, 2013.

BELTRAME, Rudinei Luiz ; GESSER, Marivete ; SOUZA, Simone Vieira. Diálogos sobre medicalização da infância e educação: uma revisão de literatura. Psicologia em Estudo, v. 24, p. 1-15, 2019.

BERNARDES, Cleide Aparecida Hoffmann; CORDEIRO, Aliciene Fusca Machado. O atendimento educacional especializado pelas vozes das professoras. Revista Eletrônica de Educação (São Carlos), v. 10, p. 88-99, 2016.

BOCK, Ana Mercês. A psicologia sócio-histórica: uma perspectiva crítica em psicologia. In: BOCK, Ana Mercês; MARCHINA, Maria Graça; FURTADO, Odair. Psicologia Sócio-Histórica: uma perspectiva crítica em psicologia. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2007. p. 15-35.

CALDEIRA, Ana Maria Salgueiro; ZAIDAN, Samira. Prática pedagógica. In: OLIVEIRA, D. A.; DUARTE, A. C.; VIEIRA, L. M. F. (Org.). Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: Gestrado/UFMG, 2010. Disponível em:

https://gestrado.net.br/verbetes/pratica-pedag-gica/. Acesso em: 10 mar. 2024.

CLARO BERNARDO, Jane; SILVA SANTOS, Gendra Claudia. A organização do trabalho pedagógico no espaço do Atendimento Educacional Especializado. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 22, p. 1–25, 2020. DOI: 10.22196/rp.v22i0.4639. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4639. Acesso em: 14 jan. 2023.

CORDEIRO, Aliciene Fusca Machado; GOMES, Alan Henrique. Performa: a montagem de um percurso de formação continuada de professores na perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 40., 2021, Pará. Anais [...]. 2021.

DUARTE, Newton. A escola de Vigotski e a educação escolar: algumas hipóteses para uma leitura pedagógica da Psicologia Histórico-Cultural. Psicologia USP, São Paulo, v. 7, n 1/ 2, p. 17-50, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.

FUCK, Andréia Heiderscheidt; CORDEIRO, Aliciene Fusca Machado; RENGEL, Juliana Testoni. As concepções das professoras da sala comum sobre o Atendimento Educacional Especializado e os processos de escolarização dos alunos com deficiência. Revista Contrapontos (online), v. 16, p. 471, 2016.

GATTI, Bernadetti. A. Formação continuada de professores: a questão psicossocial. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 119, 2003.

GESSER, Marivete; BLOCK, Pamela; MELLO, Anahí. Guedes. de. Estudos da deficiência: interseccionalidade, anticapacitismo e emancipação social. In: GESSER, Marivete; BÖCK, Geisa Letícia Kempfer; LOPES, Paula Helena (org.). Estudos da deficiência: anticapacitismo e emancipação social. Curitiba: CRV, 2020. p. 19-27.

GIROUX JR., Henry. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

MENDES, Melina Tais da Silva. Formação para professores especializados: planejamento e práticas pedagógicas para estudantes com deficiência intelectual. 227f. Tese (Doutorado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021.

MENDONÇA, Fabiana Luiza de Rezende; SILVA, Danielle Sousa; ANDRADE, Franciene Soares Barbosa; SILVA, Daniele Nunes Henrique. Mediações em sala de aula na construção do conhecimento em escolas inclusivas. Psicologia Escolar e Educacional, v. 24, p. 1- 8, 2020.

NÓVOA, Antônio. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: Educa, 2002.

PADILHA, Anna Maria. Alunos com deficiência intelectual sobre o conceito de desenvolvimento das funções psíquicas superiores e o papel da educação escolar na perspectiva histórico-cultural da escola de Lev Vigotski. Horizontes, v. 36, n. 3, set., p. 62-73, 2018.

PADILHA, Anna Maria. Escritos pedagógicos: a Teoria Histórico-Cultural, a pedagogia histórico-crítica e a educação para todos. Rio de Janeiro: E-papers, 2022.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 9. ed. Campinas: Autores Associados, 2011.

SOUZA, Lucineide Morais. Significações sobre formação contínua e trabalho docente no atendimento educacional especializado. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021.

STETSENKO, Anna ; SELAU, Bento. A abordagem de Vygotsky em relação à deficiência no contexto dos debates e desafios contemporâneos: mapeando os próximos passos. Educação, v. 41, n. 3, p. 315-333, 2018. em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/32668/17610. Acesso em: mar. 2024.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2000a.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Fundamentos de defectologia. Tradução: Programa de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais. Cascavel: Edunioeste, 2022. (Obras Completas, v. 5.)

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Problemas da defectologia. São Paulo: Expressão Popular, 2021.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Problemas del desarrollo de la psique. Madri: Visor Fotocomposición, 2000b.

Downloads

Publicado

2024-11-24

Como Citar

CIESLINSKI, C.; CORDEIRO, A. F. M.; FUCK, A. H. SIGNIFICAÇÕES SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORAS DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: (trans)formações possíveis. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 26, n. 1, p. e7998, 2024. DOI: 10.22196/rp.v26i1.7998. Disponível em: http://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7998. Acesso em: 26 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Práticas Pedagógicas: elemento basilar às ambiências de aprendizagem