O BRINCAR COMO MEDIADOR NA CONSTRUÇÃO DE MASCULINIDADES E FEMINILIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v26i1.8010

Palavras-chave:

Educação Infantil, Brincar, Gênero

Resumo

O presente artigo foi desenvolvido a partir da dissertação “Quem são os professores da educação infantil? Significações de professores sobre as relações de trabalho e gênero”, por meio das análises do núcleo de significação intitulado “Sexualidade e gênero na educação infantil: repensando masculinidades e feminilidades”. Nesse sentido, as análises foram feitas a partir dos pressupostos teórico-metodológicos do Materialismo Histórico-dialético e da Psicologia Sócio-histórica e teve por objetivos apreender sobre a brincadeira e a mediação para a construção de masculinidades e feminilidades na Educação Infantil e compreender a importância da escola e dos professores como participantes das construções de feminilidades e masculinidades não hegemônicas e críticas. Nessa esteira de pensamento, ao distanciar as crianças de brinquedos e brincadeiras “não apropriados” ao seu gênero, o professor está privando-as de estabelecerem outras experiências em relação a masculinidades e feminilidades que não sejam as hegemônicas. Portanto, a escola para a infância deve se estabelecer como um espaço inclusivo para que as masculinidades e feminilidades possam ser vivenciadas, que a imaginação das crianças possa experimentar e ter liberdade de construir vivências de masculinidades e feminilidades não hegemônicas e críticas.

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Biografia do Autor

Matheus dos Santos Bativa, Universidade de Taubaté (UNITAU)

Mestre em Educação pelo programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional em Educação (MPE) da Universidade de Taubaté (Unitau). Vinculado ao Grupo de Estudos Sócio-Histórico (MPE-UNITAU). Professor de Educação Infantil na rede Municipal de Campos do Jordão

Luciana de Oliveira Rocha Magalhães, Universidade de Taubaté (UNITAU)

Doutora pelo programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC-SP. Professora no Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional em Educação- MPE da Universidade de Taubaté (UNITAU), Taubaté, Brasil. Vinculada ao Grupo de Estudos Sócio-Histórico (MPE-UNITAU). 

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Publicado

2024-11-24

Como Citar

BATIVA, M. dos S.; MAGALHÃES, L. de O. R. O BRINCAR COMO MEDIADOR NA CONSTRUÇÃO DE MASCULINIDADES E FEMINILIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 26, n. 1, p. e8010, 2024. DOI: 10.22196/rp.v26i1.8010. Disponível em: http://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/8010. Acesso em: 26 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Práticas Pedagógicas: elemento basilar às ambiências de aprendizagem