A ECONOMIA DA ATENÇÃO E A FIDELIZAÇÃO DE CONSUMIDORES NA ERA DIGITAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v27i1.8027

Palavras-chave:

Infância, Mercado, Saúde mental, Tecnologias digitais

Resumo

O artigo resulta de pesquisa teórica, natureza qualitativa, com o objetivo de refletir e alertar a respeito dos impactos e das consequências da era digital na vida de crianças e adolescentes enquanto consumidores. A era digital está em curso, mas ainda não se tem a noção de seus reais impactos na sua saúde, educação, comportamento e relações sociais. O mercado está alerta e já possui estratégias de como gerar desejo, vender e obter lucros com a economia da atenção, isto é, com vigoroso apelo ao visual e ao desejo, em um ambiente no qual crianças e jovens estão navegando. A lógica é atrair consumidores e fidelizá-los desde cedo. Pais e educadores precisam estar conscientes, atentos, próximos de seus filhos, dar-lhes afeto, dialogar, orientá-los e prevenir possíveis efeitos nocivos. Dar proteção e produzir esclarecimento são mecanismos que auxiliam no bom uso das tecnologias e, consequentemente, para usufruir do que elas possuem de bom.

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Biografia do Autor

Arnaldo Nogaro, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI

Doutor em Educação (UFRGS). Mestre em Antropologia Filosófica. Graduado em Filosofia. Professor do PPGEDU e PPGAIS da URI.

Marina Golo Anzolin, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI

Acadêmica do Curso de Medicina da URI Erechim.

Neila Ana Provenzi, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Ciências da Unijuí na região das Missões. Mestraem Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). É professora voluntária na disciplina Sociologia da Educação, História, Pedagogia e Educação e Ensino Médio: docência e processos pedagógicos da UERGS - Unidade de São Luiz Gonzaga(RS).

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Publicado

2025-04-12

Como Citar

NOGARO, A.; ANZOLIN, M. G.; PROVENZI, N. A. A ECONOMIA DA ATENÇÃO E A FIDELIZAÇÃO DE CONSUMIDORES NA ERA DIGITAL . Revista Pedagógica, [S. l.], v. 27, n. 1, p. e8027, 2025. DOI: 10.22196/rp.v27i1.8027. Disponível em: http://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/8027. Acesso em: 24 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua