A ECONOMIA DA ATENÇÃO E A FIDELIZAÇÃO DE CONSUMIDORES NA ERA DIGITAL
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v27i1.8027Palavras-chave:
Infância, Mercado, Saúde mental, Tecnologias digitaisResumo
O artigo resulta de pesquisa teórica, natureza qualitativa, com o objetivo de refletir e alertar a respeito dos impactos e das consequências da era digital na vida de crianças e adolescentes enquanto consumidores. A era digital está em curso, mas ainda não se tem a noção de seus reais impactos na sua saúde, educação, comportamento e relações sociais. O mercado está alerta e já possui estratégias de como gerar desejo, vender e obter lucros com a economia da atenção, isto é, com vigoroso apelo ao visual e ao desejo, em um ambiente no qual crianças e jovens estão navegando. A lógica é atrair consumidores e fidelizá-los desde cedo. Pais e educadores precisam estar conscientes, atentos, próximos de seus filhos, dar-lhes afeto, dialogar, orientá-los e prevenir possíveis efeitos nocivos. Dar proteção e produzir esclarecimento são mecanismos que auxiliam no bom uso das tecnologias e, consequentemente, para usufruir do que elas possuem de bom.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.