O ATO EDUCATIVO HUMANIZADOR EM CONTEXTO DE CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO
reflexões sob a perspectiva histórico-cultural
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v26i1.8052Palavras-chave:
Desenvolvimento Humano, Educação Superior, Prática pedagógica, Teoria da Atividade, Teoria Sócio-Histórico-CulturalResumo
Sob o pressuposto de que a extensão se constitui como parte da totalidade do processo educativo na educação superior, e compreendendo o ato educativo como ato de humanização, tal como preconizam a teoria histórico-cultural, de Vigotski e colaboradores, e a perspectiva de educação humanizadora de Paulo Freire, o texto objetiva refletir sobre possibilidades de uma prática pedagógica produtora de humanidade neste contexto. Trata-se de síntese construída no aprofundamento teórico e metodológico sobre atividade de ensino, aprendizagem e desenvolvimento humano, vinculada a pesquisa filiada ao Grupo de Estudos e Pesquisas Escola de Vigotski (GEPEVI). Encontra materialidade em estudos e pesquisas desenvolvidos no âmbito de projeto de investigação ocupado com a temática da curricularização da extensão e dos modos pelos quais ela vem sendo organizada na prática pedagógica em diferentes cenários. A partir do referencial teórico assumido, a reflexão empreendida se organiza em torno de categorias como trabalho/atividade, linguagem e consciência, e, no recorte para a prática pedagógica, categorias como atividade de ensino, atividade de aprendizagem e organização pedagógica no contexto de curricularização da extensão na educação superior. Sem a pretensão de esgotar a complexidade que o tema comporta, a expectativa é contribuir para pensar e propor práticas pedagógicas compreendidas como instrumentos de desenvolvimento de formas tipicamente humanas de pensamento e como atividade promotora do humano em cada indivíduo singular no âmbito da extensão articulada na unidade dialética com ensino e pesquisa. A reflexão aponta para possibilidades efetivas de constituição da extensão como campo de ensino, aprendizagem e desenvolvimento, sobre as bases histórico-culturais da teoria da atividade.
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