O TRABALHO MULTIDISCIPLINAR COM CRIANÇAS EM ALFABETIZAÇÃO
relação entre aprendizagem e afeto
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v26i1.8055Palavras-chave:
Problemas de Escolarização., Teoria Histórico-Cultural, Aprendizagem, AfetoResumo
Este artigo apresenta discussões resultantes de um trabalho de pesquisa e de extensão acadêmica, cujo projeto foi realizado com crianças de 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, em uma escola pública municipal do interior do Paraná. A partir dos estudos de autores da Teoria Histórico-Cultural, como Vigotski, Luria, Leontiev e Elkonin, compreende-se que uma atividade significativa acontece quando o sujeito encontra motivos para a realização das ações que compõem o processo de aprendizagem e as inter-relações possíveis em sala de aula. O trabalho relatado foi desenvolvido durante os anos de 2022 e 2023, com o objetivo de acompanhar o processo de alfabetização de crianças com níveis diferentes e dificuldade de leitura e de escrita. Assim, neste texto, em um primeiro momento, apresentam-se o projeto, os seus fundamentos teóricos e o seu desenvolvimento. Na sequência, destacam-se as relações entre as categorias de aprendizagem e afeto e a sua influência no processo de desenvolvimento da aprendizagem das crianças. Considera-se a necessidade de interação entre professores e crianças, assim como a construção de espaços de confiança para a produção de relatos espontâneos de suas vivências e experiências. Enfatiza-se a necessidade de continuar a discussão sobre a relação entre a aprendizagem e o afeto, trazida por autores precursores da Teoria Histórico-Cultural.
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