CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA PARA A RESISTÊNCIA ATIVA DIANTE DO DESMONTE DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v27i1.8091

Palavras-chave:

Pedagogia histórico-crítica, Teorias pedagógicas, Escola pública, Democracia

Resumo

O trabalho tematiza as contribuições da pedagogia histórico-crítica no contexto atual da educação brasileira, buscando refletir criticamente o papel da escola, somando-se à luta coletiva pela escola pública, travada por essa pedagogia desde a década de 1980 até hoje. Para isso, recupera brevemente sua trajetória, originada no contexto da redemocratização do Brasil, contrapondo-se às teorias hegemônicas do campo da educação, com base na discussão que Saviani realiza na obra referencial “Escola e democracia” (2012 [1983]). Registra, ainda, que a pedagogia histórico-crítica é compreendida como uma teoria pedagógica revolucionária, cujos fundamentos e pressupostos teórico-metodológicos vêm sendo desenvolvidos coletivamente e assumidos em algumas redes de ensino públicas do país em contraposição à concepção neoprodutivista da escola. Conclui que o movimento coletivo e propositivo da pedagogia histórico-crítica se coloca como estratégia de resistência ativa que requer a atual luta que precisamos enfrentar em defesa da civilização contra a barbárie e a desumanização.

Downloads

Biografia do Autor

Liliane Vanilde de Souza, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

Mestra em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da UFSC. Licenciada em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa (UFSC). Técnica em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). Integra o Núcleo de Estudo, Pesquisa e Formação em Ensino, Trabalho e Sociedade (IFSC).

Roselaine Ripa, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Professora Associada na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Doutorado em Educação (UFSCar). É credenciada no Programa de Pós-graduação em Educação na FAED/UDESC. Líder do Grupo de Pesquisa "Nexos: Teoria Crítica e Pesquisa Interdisciplinar - Sul" (CNPQ/UDESC) e coordenadora do Núcleo de Pesquisa, Extensão e Ensino Nexos - Sul (FAED/UDESC).

Downloads

Publicado

2025-04-12

Como Citar

SOUZA, L. V. de; RIPA, R. CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA PARA A RESISTÊNCIA ATIVA DIANTE DO DESMONTE DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 27, n. 1, p. e8091, 2025. DOI: 10.22196/rp.v27i1.8091. Disponível em: http://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/8091. Acesso em: 26 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua