CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA PARA A RESISTÊNCIA ATIVA DIANTE DO DESMONTE DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v27i1.8091Palavras-chave:
Pedagogia histórico-crítica, Teorias pedagógicas, Escola pública, DemocraciaResumo
O trabalho tematiza as contribuições da pedagogia histórico-crítica no contexto atual da educação brasileira, buscando refletir criticamente o papel da escola, somando-se à luta coletiva pela escola pública, travada por essa pedagogia desde a década de 1980 até hoje. Para isso, recupera brevemente sua trajetória, originada no contexto da redemocratização do Brasil, contrapondo-se às teorias hegemônicas do campo da educação, com base na discussão que Saviani realiza na obra referencial “Escola e democracia” (2012 [1983]). Registra, ainda, que a pedagogia histórico-crítica é compreendida como uma teoria pedagógica revolucionária, cujos fundamentos e pressupostos teórico-metodológicos vêm sendo desenvolvidos coletivamente e assumidos em algumas redes de ensino públicas do país em contraposição à concepção neoprodutivista da escola. Conclui que o movimento coletivo e propositivo da pedagogia histórico-crítica se coloca como estratégia de resistência ativa que requer a atual luta que precisamos enfrentar em defesa da civilização contra a barbárie e a desumanização.
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