A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVA EM CIÊNCIAS
Uma revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v27i1.8106Palavras-chave:
Formação de Professores;, Ensino de Ciências;, Atividades Experimentais Investigativas.Resumo
Este artigo apresenta uma revisão de literatura sobre a Formação de Professores e a Experimentação Investigativa no Ensino Ciências da Natureza. Para tanto, realizou-se uma busca nos artigos do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) dos anos de 2011, 2013, 2015, 2017, 2019 e 2021. Foram analisados 30 artigos relacionados às temáticas mencionadas, a partir dos quais emergiram quatro categorias de análise: (I) A formação dos licenciandos e o Ensino de Ciências por investigação; (II) O ensino por investigação e a prática docente nos Anos Iniciais; (III) A formação dos professores e as atividades investigativas no Ensino de Ciências da Natureza; (IV) O Ensino aliado às atividades experimentais investigativas. Neste artigo, são discutidas as categorias: (III) A formação dos professores e as atividades investigativas no Ensino de Ciências da Natureza e (IV) O Ensino aliado às atividades experimentais investigativas, sendo que as demais serão abordadas em outro documento. A análise, conduzida por meio da Análise de Conteúdo de Bardin, destacou a relevância da Formação de Professores no desenvolvimento de metodologias investigativas no Ensino de Ciências da Natureza, fomentando a participação ativa dos alunos e seu comprometimento com o processo de aprendizagem.
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