A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVA EM CIÊNCIAS

Uma revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v27i1.8106

Palavras-chave:

Formação de Professores;, Ensino de Ciências;, Atividades Experimentais Investigativas.

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão de literatura sobre a Formação de Professores e a Experimentação Investigativa no Ensino Ciências da Natureza. Para tanto, realizou-se uma busca nos artigos do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) dos anos de 2011, 2013, 2015, 2017, 2019 e 2021. Foram analisados 30 artigos relacionados às temáticas mencionadas, a partir dos quais emergiram quatro categorias de análise: (I) A formação dos licenciandos e o Ensino de Ciências por investigação; (II) O ensino por investigação e a prática docente nos Anos Iniciais; (III) A formação dos professores e as atividades investigativas no Ensino de Ciências da Natureza; (IV) O Ensino aliado às atividades experimentais investigativas. Neste artigo, são discutidas as categorias: (III) A formação dos professores e as atividades investigativas no Ensino de Ciências da Natureza e (IV) O Ensino aliado às atividades experimentais investigativas, sendo que as demais serão abordadas em outro documento. A análise, conduzida por meio da Análise de Conteúdo de Bardin, destacou a relevância da Formação de Professores no desenvolvimento de metodologias investigativas no Ensino de Ciências da Natureza, fomentando a participação ativa dos alunos e seu comprometimento com o processo de aprendizagem.

Downloads

Biografia do Autor

Raquel Pereira Neves Gonçalves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutoranda em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFRGS). Mestra em Ensino de Ciências pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Professora da EEB Eduardo Lopes da Rosa e da Escola de Ensino Fundamental Professora Maria Pereira Teixeira (Vila Nova do Sul). Possui Licenciatura Plena em Química (UFMT).

Mara Elisângela Jappe Goi, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora da Universidade Federal do Pampa-Caçapava do Sul (UNIPAMPA). Atualmente é professora dos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC- Mestrado Profissional) da Unipampa e em Educação em Ciências pela UFRGS. É coordenador do Programa de Residência Pedagógica da Unipampa, campus Caçapava do Sul.

Downloads

Publicado

2025-04-12

Como Citar

GONÇALVES, R. P. N.; GOI, M. . E. J. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVA EM CIÊNCIAS: Uma revisão de literatura. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 27, n. 1, p. e8106, 2025. DOI: 10.22196/rp.v27i1.8106. Disponível em: http://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/8106. Acesso em: 5 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua