PADRONIZAÇÃO, ALINHAMENTO E CONTROLE DA FORMAÇÃO E DO TRABALHO DOCENTE NO NOVO ENSINO MÉDIO EM SANTA CATARINA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v27i1.8153

Palavras-chave:

Novo Ensino Médio, Empresariamento da Educação, Formação e trabalho docente

Resumo

Este artigo reflete sobre a implementação do Novo Ensino Médio (NEM) em Santa Catarina (SC), analisando-se os processos de padronização, de alinhamento e de controle da formação e do trabalho docente estabelecido a partir da parceria da Secretaria do Estado da Educação com o Instituto Iungo. Destacam-se, nesse contexto, as demandas neoliberais e o processo de empresariamento da educação catarinense, compreendendo como se estrutura a formação e o trabalho docente nesse campo. As análises foram feitas com base nos documentos que implementaram o NEM em SC, além de entrevistas semiestruturadas feita a docentes de uma escola pública do Oeste catarinense, a fim de avaliar as compreensões e as incompreensões durante a implementação do NEM-SC, resgatando na voz desses educadores no que se refere à configuração da formação e do trabalho docente diante do empresariamento da educação catarinense. Como resultados, verificou-se que o NEM-SC intensificou o processo de empresariamento da educação nesse estado, modificando a formação e o trabalho docente, que vem sendo transformado para satisfazer as políticas educacionais neoliberais impregnadas na contrarreforma. Ressalta-se, diante disso, que é preciso resistir ao desprofissionalismo do magistério, assegurando condições adequadas para a formação teórica e prática, entendendo que a formação docente é um campo de disputa.

 

Downloads

Biografia do Autor

Erica Rodrigues, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Mestrado em Educação pela Unioeste - Campus de Francisco Beltrão. Membro do grupo de pesquisa GESTE - Sociedade, trabalho e educação (Unioeste). Graduação em Química (Licenciatura plena) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR).

Franciele Soares dos Santos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é professora do curso de Pedagogia da Unioeste-FB e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unioeste-FB. 

Downloads

Publicado

2025-04-12

Como Citar

RODRIGUES, E.; SANTOS, F. S. dos. PADRONIZAÇÃO, ALINHAMENTO E CONTROLE DA FORMAÇÃO E DO TRABALHO DOCENTE NO NOVO ENSINO MÉDIO EM SANTA CATARINA. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 27, n. 1, p. e8153, 2025. DOI: 10.22196/rp.v27i1.8153. Disponível em: http://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/8153. Acesso em: 21 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua