O MÉTODO DE PESQUISA DE MARX
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v26i1.8165Palavras-chave:
Pesquisa, Método de pesquisa, Materialismo histórico-dialéticoResumo
A discussão acerca dos métodos de pesquisa é de suma importância, sobretudo, no âmbito acadêmico, e discussão acerca do método materialismo histórico-dialético se sobressai ainda mais, tendo em vista que está comprometido com os trabalhadores e a transformação social. A despeito disso, tem sido pouco discutido, e quando se discute, praticamente se limita a tratar do materialismo histórico-dialético. Nesse artigo, diferentemente, subordinamos a discussão do método de Marx aos objetivos de Marx e Engels, quer dizer, procuramos discutir os motivos pelos quais os autores buscaram com afinco um método que atendesse às necessidades históricas dos trabalhadores, isto é, a transformação social.
Downloads
Referências
MARX, K. Teses sobre Feuerbach. In: MARX, K e ENGELS, F. A ideologia alemã. Lisboa: Edições Avante, 1981.
MARX, K. Prefácio à “Contribuição à Crítica da Economia Política”. In.: MARX, K e ENGELS, F. Obras Escolhidas. São Paulo: Alfa-Omega, s/d/.
MARX, K. O Capital: Crítica da Economia Política, livro I: O processo de produção do Capital [1867]. São Paulo: Boitempo Editorial, 2013.
MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. Livro I [1867]. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.
MARX e ENGELS. A ideologia alemã. Lisboa: Edições Avante, 1981.
VIEIRA PINTO, Álvaro. Ciência e Existência. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.