EM CENA, AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS

um estado da arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v26i1.8246

Palavras-chave:

Práticas pedagógicas. Educação inclusiva. Ensino Médio. Professor regente.

Resumo

O contexto escolar é um ambiente que estimula as diversas aprendizagens favoráveis que influenciam no desenvolvimento intelectual dos alunos, mas, para que isso aconteça, se faz essencial destacar a importância de a escola estar preparada e adaptada para receber toda a diversidade de educandos. Neste artigo, busca-se apresentar os resultados de uma pesquisa que mapeou e analisou as publicações (artigos, dissertações e teses) produzidas na área de Educação voltadas às práticas pedagógicas inclusivas no ensino médio. Adotou-se o estado da arte como método de pesquisa, uma vez que este, ao buscar compreender como está se dando a produção do conhecimento em uma determinada área, permite analisar, categorizar e revelar os múltiplos enfoques e perspectivas sobre os quais o fenômeno vem sendo analisado. Para tanto, a busca foi realizada no Portal de Periódicos e no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, bem como na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (IBICT). Dos 26 trabalhos selecionados inicialmente, 4 foram descartados por se repetirem e 22 foram analisados, permitindo a construção de três agrupamentos-temáticos, a saber: 1) práticas pedagógicas inclusivas e adaptações curriculares; 2) formação de professores e insuficiência de conhecimentos; e 3) políticas públicas, estrutura física e pessoal. Os resultados evidenciaram que há uma escassez de pesquisas dedicadas às práticas pedagógicas inclusivas no ensino médio, bem como apontaram para a necessidade de se investir na formação e sensibilização de professores, a fim de criar ambientes educativos que atendam efetivamente às demandas da educação inclusiva.

Downloads

Biografia do Autor

Jane Lucia Pereira Vanin, Fundação Catarinense de Educação Especial (CAESP-SLO)

Mestre em Educação pela Unochapecó. Atua como professora na Fundação Catarinense de Educação Especial  - CAESP de São Lourenço do Oeste.

Daniela Leal, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Doutora e Mestre em Educação: Psicologia da Educação pela PUC-SP. Pós-doutora em Psicologia pela FFCLRP-USP. Especialista em Educação Inclusiva e Deficiência Mental (PUC-SP) e Psicopedagogia (UniSant'Anna). Graduada em Pedagogia (UniSant'Anna). Atualmente é Professora Titular e Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e na Graduação em Psicologia da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Líder do NIEPED - Núcleo Interáreas de Estudos de Pesquisas em Práticas Pedagógicas (CNPq). Integrante do LAEDI - Laboratório de Estudos em Educação, Diferenças e Inclusão (CNPq-FURB). Dedica seus estudos e pesquisas aos processos de ensino e aprendizagem das crianças com deficiência e/ou dificuldades no processo de escolarização, bem como a construção de práticas pedagógicas para espaços escolares mais inclusivos, a partir da teoria histórico-cultural de Lev S. Vigotski. Editora-chefe da Revista Pedagógica (PPGE-Unochapecó).

Referências

ALBUQUERQUE, Ednea Rodrigues. Prática pedagógica inclusiva: problematizando as adaptações curriculares para estudantes com deficiência. In: VI Seminário Nacional de Educação Especial e XVII Seminário Capixaba de Educação Inclusiva, 2020, Vitória. Anais do […] Vitória, ES: Universidade Federal do Espírito Santo, 2020. p. 1-15. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/snee/article/view/34319. Acesso em: 08 set. 2024.

BASTOS, Marilia Salles; MENEZES, Eliana da Costa Pereira de. Práticas pedagógicas na escola inclusiva: entre adaptar e reinventar. Cadernos de Aplicação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, 2021. Disponível em:

https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/114304 . Acesso em: 08 set. 2024.

BUENO, Melina Brandt. Educação de Jovens e Adultos: formação continuada colaborativa entre professores da sala comum e da educação especial. 2018 259 f. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11076. Acesso em: 08 set. 2024.

CAVALCANTI, Ana Maria Leite. A inclusão do aluno com deficiência mental no ensino médio: um estudo de caso. 2007. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de PósGraduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14187. Acesso em: 08 set. 2024.

FELICIO, Natália Costa de. Inclusão dos alunos público-alvo da educação especial no

ensino médio: concepções e atuação docente. 2017. 156 f. Dissertação (Mestrado em

Educação Especial) – Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em:

https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9294. Acesso em: 08 set. 2024.

FERREIRA, Maria Elisa Caputo. O enigma da inclusão: das intenções às práticas pedagógicas. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 33, n. 3, p. 543-560, set./dez. 2007. https://doi.org/10.1590/S1517-97022007000300011

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FROEHLICH, Juliana Lopes. Práticas pedagógicas de professores de ciências e matemática no atendimento de alunos com deficiência intelectual em escolas estaduais no interior do Rio Grande do Sul. 2019. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019. Disponível em: https://hdl.handle.net/10923/16698 . Acesso em: 08 set. 2024.

GIL, Silvania Maria da Silva. Representações sociais sobre a prática pedagógica: educação inclusiva nos anos finais do ensino fundamental. 2020. 230 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2020. Disponível em: https://tede.unisantos.br/handle/tede/6601 . Acesso em: 08 set. 2024.

HORA, Genigleide Santos da. Práticas pedagógicas inclusivas: percepção das educadoras brasileiras e lusitanas. 2020. 381 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação, Salvador, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34509. Acesso em: 08 set. 2024.

KELLER, Sonia Graciete. Inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais no ensino médio regular do Colégio Municipal Pelotense. 2010. 76 f. Dissertação (Mestrado em Social) - Universidade Católica de Pelotas, Pelotas, 2010. Disponível em: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/137. Acesso em: 08 set. 2024.

LUSTOSA, Fernanda Gomes. Inclusão, o olhar que ensina: o movimento da mudança e a transformação das práticas pedagógicas no contexto de uma pesquisa-ação colaborativa. 2009. 295 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2009. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/ 3195. Acesso em: 08 set. 2024.

MARTINS, Ângela Karina; LEAL, Daniela. Construção de práticas pedagógicas para alunos autistas: o planejamento colaborativo como elemento basilar, 2024 (no prelo).

OLIVEIRA, Elaine Cristina Batista Borges de. Educação inclusiva e prática pedagógica: um estudo de caso com professores de alunos com deficiência mental no ensino fundamental. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 22, n. 2, 2013. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/26669. Acesso em: 08 set. 2024.

PEREIRA, Andreia Cabral Colares. Transversalidade, inclusão e práticas pedagógicas: possibilidades para operacionalizar políticas e repensar currículos. 2016. 171 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/10923/9516. Acesso em: 08 set. 2024.

REDIG, Anie Gomes. Caminhos formativos no contexto inclusivo para estudantes com deficiência e outras condições atípicas. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 32, p. 1-19, 2019. DOI: https://doi.org/10.5902/1984686X35721

RENDERS, Elizabete Cristina Costa. A escola inclusiva na perspectiva das pessoas com deficiência. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 25, n. 3, p. 47-66, 2018. DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v25n3p47-66

ROMANOWSKI, Joana Paulin. As licenciaturas no Brasil: um balanço das teses e dissertações dos anos 90. 2002. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002. https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-22102014-134348/publico/JOANA_PAULIN_ROMANOWSKI.pdf

ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educacional, Paraná, v. 6, n. 19, p. 37-50, set./dez. 2006. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/24176/22872. Acesso em: 08 set. 2024.

SANTOS, Cristina Coelho dos; MARTINS, Lúcia de Araújo Ramos. Práticas de Professores Frente ao Aluno com Deficiência Intelectual em Classe Regular. Revista Brasileira de Educação Especial, Bauru, v. 21, n. 3, p. 395-408, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-65382115000300006

SILVA, Cleber Cezar da; FERREIRA, Maria Cristina Faria Dalacorte. A prática pedagógica de uma professora de espanhol em uma escola inclusiva na cidade de Pires do Rio-GO. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 6, n. 2, 2011. Disponível em: https://revistas.ufg.br/rir/article/view/20358. Acesso em: 08 set. 2024.

SOUZA, Gisele Cristina de; PICH, Santiago. A reorientação da ação pedagógica na educação física sob a perspectiva da inclusão: a pesquisa-ação como caminho. Movimento, Porto Alegre, v. 19, n. 3, p. 149-169, 2013. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.35851

ZERBATO, Ana Paula. Desenho universal para aprendizagem na perspectiva da inclusão escolar: potencialidades e limites de uma formação colaborativa. 2018. 298fls. Tese (Doutorado em Educação Especial) – Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9896 . Acesso em: 08 set. 2024.

ZIESMANN, Cleusa Inês; GUILHERME, Alexandre Anselmo. Inclusão no atendimento educacional especializado na educação básica: um estudo de caso. Revista Contexto & Educação, Ijuí, v. 35, n. 110, p. 86-104, 2020. DOI: https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.110.86-104

ZVIEZYKOSKI, Marieli. Práticas pedagógicas em uma escola inclusiva. 2020. 111fls. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati, 2020. Disponível em: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1483. Acesso em: 08 set. 2024.

Downloads

Publicado

2024-11-24

Como Citar

VANIN, J. L. P.; LEAL, D. EM CENA, AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS: um estado da arte. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 26, n. 1, p. e8246, 2024. DOI: 10.22196/rp.v26i1.8246. Disponível em: http://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/8246. Acesso em: 26 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Práticas Pedagógicas: elemento basilar às ambiências de aprendizagem