PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
elemento basilar às ambiências de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v26i1.8285Palavras-chave:
Práticas Pedagógicas, Práticas Educativas, SENPEResumo
Este Dossiê, que tem como título “Práticas pedagógicas: elemento basilar às ambiências de aprendizagem”, representa a materialização de um esforço coletivo de Grupos de pesquisa que compõem o Eixo 4: Organização e práticas educativas na Educação Básica, do Seminário Nacional de Pesquisa em Educação – SENPE. Neste sentido, a partir das discussões originadas do Grupo de Trabalho (GT) do Eixo Organização e Práticas Educativas na Educação Básica, do Seminário Nacional de Pesquisa em Educação (SENPE), levantou-se os seguintes questionamentos: Como as práticas pedagógicas estão sendo investigadas? Quais os pressupostos que as amparam? Que contribuições trazem para a criação de ambiências de aprendizagem? Sem a pretensão de respostas definitivas, mas com foco nas questões colocadas, estão acolhidos aqui um conjunto de estudos, todos frutos de investigações de diferentes tipos e sob diferentes enfoques teórico-metodológicos, ocupados com a prática pedagógica e seus desafios nestes tempos de movimentos frenéticos de transformações políticas, econômicas, culturais e ideológicas de toda ordem, em que vivemos.
Downloads
Referências
CALDEIRA, Anna Maria Salgueiro; ZAIDAN, Samira. Prática Pedagógica. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade; DUARTE, Adriana Cancella; VIEIRA, Livia Fraga. Dicionário de Verbetes: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG, 2010. On-line. Disponível em: https://gestrado.net.br/verbetes/pratica-pedag-gica/. Acesso em: 19 nov. 2023.
GATTI, Bernadete Angelina. Perspectivas da formação de professores para o magistério na educação básica: a relação teoria e prática e o lugar das práticas. Revista FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 29, n. 57, p. 15-28, jan./mar. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-crítica: primeiras aproximações. 8ª ed., Campinas (SP): Autores e Associados, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.