Mudanças climáticas e ética da responsabilidade
uma leitura de Hans Jonas
DOI:
https://doi.org/10.22562/2025.63.11Palavras-chave:
Meio ambiente, Clima, ResponsabilidadeResumo
O presente estudo pretende refletir sobre as contribuições da filosofia de Hans Jonas acerca do meio ambiente, de forma especial, sobre as mudanças climáticas. Partindo da obra “A ética da responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica” objetiva-se responder quanto as possíveis considerações que poderiam ser feitas a partir filosofia – propriamente de Jonas – como resposta aos apelos climáticos atuais, tendo como base a obra “A ética da responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica”. Inicialmente, discute-se o conceito de mudança climática e sua expressão no contexto brasileiro, bem como os agentes envolvidos na mitigação dos efeitos climáticos. Em seguida, examina-se a proposta ética de Jonas, centrada na responsabilidade intergeracional e na relação entre técnica e ética. A pesquisa, de cunho bibliográfico, propõe uma reflexão crítica sobre a necessidade de uma ação ética diante da ameaça ambiental global.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar, em nota, a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.










