GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: ENTRAVES PARA IMPLANTAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO MUNICÍPIO DE ITINGA DO MARANHÃO - MA

GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NO MUNICÍPIO DE ITINGA DO MARANHÃO - MA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24021/raac.v17i1.5310

Palabras clave:

Resíduos sólidos; Desenvolvimento sustentável; Gestão.

Resumen

A implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) tornou-se um grande desafio para muitos municípios brasileiros, especialmente para os de pequeno porte; nessa perspectiva, o presente trabalho teve por objetivo analisar a gestão de resíduos sólidos de Itinga do Maranhão - MA, buscando identificar os possíveis entraves existentes por meio de uma análise documental e da realização de um estudo de caso com a aplicação de um questionário semi-estruturado. Os resultados obtidos permitiram a compreensão da gestão municipal dos resíduos sólidos, que está fundamentada no cumprimento das metas, diretrizes e objetivos da PNRS. Dessa forma, a partir da realização da pesquisa foi possível diagnosticar que há a execução de ações e programas conforme as competências da esfera municipal previstas em lei. Embora a gestão tenha se mostrado efetiva na implantação da PNRS, muitos programas ainda se encontram em processo de implementação e os entraves existentes concentram-se na ausência da participação da sociedade e na escassez de incentivos federais, demandando um maior comprometimento dos gestores em busca da máxima efetivação das ações desenvolvidas.

Biografía del autor/a

Ivamírian da Conceição Ramalho Ximendes, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Graduada em Engenharia Florestal pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Tem experiência na área de Recursos Florestais, com ênfase em Engenharia Florestal e atuação em atividades de arborização urbana, defesa e inspeção vegetal, projetos de extensão e de iniciação científica.

Maria de Fátima Sousa Silva, Faculdade do Baixo Parnaíba (FAP)

Doutoranda em Educação UNESP, Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão UEMA; Mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí UFPI; Especialização ( lato sensu) em LIBRAS- TILS- Tradução e Interpretação da Língua Brasileira de Sinais; Educação Especial/Inclusiva - UEMANET; Psicopedagogia Institucional INTA e Gestão Ambiental FIJ. Pesquisadora da FAPEMA com Projeto "II SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESCD/UEMA e com o Projeto "A CIÊNCIA ALIMENTANDO A GERONTOVIDA COM QUALIDADE" contemplado pelo EDITAL FAPEMA Nº 17/2016 ­ SNCT ­ SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Participou do projeto de Extensão Peça Teatral: Trocar dia!!! Na Quebra do babaçu - Bolsa Cultura 2017/2018 da UEMA. É participante do grupo de Pesquisa" INTERDISCIPLINARES: Educação, Saúde e Sociedade" da Universidade Estadual do Maranhão e do Grupo de Estudos e Pesquisas, Políticas Públicas, Regulação e Gestão Educacional- GEPRGE. Professora do programa Ensinar da UEMA, também exerceu a docência por meio de processo seletivo (professor substituto) na Universidade Federal do Maranhão - UFMA nas disciplinas: História e políticas educacionais e Seminário para formação docente. É docente/ colaboradora no programa Integeracional - UEMA/ UNABI oferecido pelo Universidade Estadual do Maranhão em Codó -MA. Outras experiências docente no Ensino Superior (Professor substituto) na Universidade Estadual do Maranhão UEMA/CESCD em Codó - MA no Curso de Administração com as disciplinas Metodologia Científica, Filosofia e Sociologia Aplicada, bem como no Ensino Superior na Universidade Estadual do Maranhão CESC/ UEMA em Caxias MA, nas disciplinas Metodologia Científica e Psicologia da Aprendizagem. Experiência em Ensino de Pós Graduação a Distância na UEMANET com Orientação de TCC- Trabalho de Conclusão de Curso no Programa de Pós Graduação (lato senso) Especialização em Educação do Campo. Experiência docente em Ensino Profissional no SENAC e no ensino público regular (Médio e Fundamental) nas disciplinas Sociologia, Filosofia e Ética na rede Estadual e Municipal do Maranhão. Consultoria e Assessoria Pedagógica na Rede Municipal de Ensino de São João do Sóter - MA. Participação como membro do colegiado do curso de Licenciatura em Ciências Naturais - Biologia da UFMA/Campus Pinheiro-Ma. Experiência também com Educação de Jovens Adultos e Idosos na EJA e UNAB https://orcid.org/0000-0001-6513-6361 Interesse: Pesquisa e Extensão, Movimentos Sociais, Políticas públicas educacionais, Educação infantil, Ensino, Gerontologia.

Airton Pereira da Silva Leão, Faculdade Vale do Aço (FAVALE)

Mestrado em Administração e Contabilidade pela Fundação Instituto Capixaba de Pesquisa em Contabilidade, Economia e Finanças - FUCAPE Business School. Especialista
em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. Economista, Bacharel em Ciências Econômicas pela Faculdade de Imperatriz - FACIMP. Formado em
Licenciatura Plena em Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Boa Esperança - FAFIBE. Atualmente exerce a função de Professor Substituto da
Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL, como também, Professor titular da Faculdade Vale do Aço - FAVALE. Tem experiência na área de
administração, economia, gestão pública, finanças, microcrédito, agricultura familiar, agronegócio com ênfase em instituições monetárias e financeiras do Brasil.

Stefeni da Conceição Ramalho, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

Graduada em Engenharia Agronômica pela Universidade da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL.

Francisco Diego Feitosa de Souza

Professor do Instituto Federal do Pará - IFPA

Publicado

2020-08-02

Número

Sección

Artigos