Sobre a Revista

Foco e Escopo

 Missão

Difundir conhecimentos sobre as relações entre a saúde e o processo de envelhecimento humano promovendo a socialização da produção com vistas ao desenvolvimento científico e tecnológico, em suas diversas subáreas e interfaces.

 Escopo

A revista FisiSenectus é um periódico de publicação contínua dirigida às áreas do envelhecimento humano e da saúde. Publica artigos originais oriundos de pesquisa, relatos de experiência, artigos de revisão sistemática e metanálise, bem como emite notas sobre eventos e assuntos de interesse.

Processo de Avaliação pelos Pares

A revista FisiSenectus adota o procedimento de avaliação por pares (peer review). O tempo estimado de avaliação é de 4 a 8 meses e o de publicação é de 6 a 12 meses.

Os manuscritos recebidos que atendem às normas estabelecidas nas "Instruções aos Autores" e que se apresentam em conformidade com a política editorial serão encaminhados para dois avaliadores científicos das áreas de conhecimento às quais pertence o estudo, para avaliação pelos pares de forma cegada (peer review). Os avaliadores são escolhidos de acordo com seu conhecimento e experiência quanto ao tema do artigo. Estes julgarão a aceitabilidade do manuscrito, quanto à sua originalidade, pertinência, relevância clínica e metodológica. A equipe editorial composta por avaliadores nacionais e internacionais está em constante atualização.

Para avaliação do manuscrito, além das normas de publicação, serão consideradas: atualidade e relevância do tema, originalidade, consistência científica e atendimento aos aspectos éticos. Os autores são responsáveis pela veracidade e ineditismo do trabalho. As opiniões e conceitos emitidos nos trabalhos, bem como a exatidão, adequação e procedência das citações bibliográficas, são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es), não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial.

O assistente editorial coordena a comunicação das informações entre os autores e avaliadores científicos, cabendo ao editor-chefe, decidir quais artigos serão publicados com base nas recomendações feitas pelos avaliadores. Quando recusados, os artigos serão acompanhados de justificativa do editor.   

Processo de avaliação:

1. Os autores fazem a submissão no site da revista.

2. O assistente editorial faz a verificação inicial e caso não esteja dentro das normas o artigo é devolvido aos autores para que realizem a adequação.

3. O manuscrito é designado a dois ou mais avaliadores, com uma mensagem contendo o título e o resumo da submissão, bem como um convite para acessarem o sistema e informarem sua disponbilidade ou indisponbildiade em fazer a avaliação. 

4. Os avaliadores terão acesso ao manuscrito (que não contém identificação alguma de autoria) e aos documentos suplementares somente depois de aceitarem o convite. O parecer é submetido após preenchimento de formulário padrão de avaliação. 

5. O assistente editorial recebe os pareceres e encaminha as recomendações dos avaliadores ao editor-chefe, que recomenda o encaminhamento da avaliação aos autores para revisão ou dá uma decisão final. Em caso de divergência de pareceres, o manuscrito é encaminhado a um terceiro avaliador para arbitragem.

6. Se aprovado ou ficar na condição de publicação após as revisões sugeridas, o assistente editorial entra em contato com os autores informando a decisão sobre o artigo submetido.

7. A versão final é enviada ao autor para conferência antes da publicação, com prazo de resposta expresso e é então publicado no endereço eletrônico da FisiSenectus. 

-Todos os artigos publicados pela Revista FisiSenectus são identificados na plataforma Digital Object Identifier (DOI).

Diretrízes para avaliação

Antes de aceitar ou recusar um convite para avaliação, considere os seguintes pontos:

O manuscrito corresponde à sua área de especialização? Apenas aceite avaliá-lo se sentir que pode fornecer uma avaliação de qualidade.

Existe algum tipo de conflito de interesse? Em caso afirmativo, avise o editor.

Responda ao convite assim que possível. O atraso em sua decisão retarda todo o processo, independentemente de você aceitar ou não a avaliação. Se recusar o convite, forneça sugestões para avaliadores alternativos.

Avaliar um manuscrito pode exigir tempo e bastante trabalho; antes de se comprometer, certifique-se de que pode cumprir o prazo.

Ao aceitar uma avaliação, trate os materiais que recebe como documentos confidenciais. Isso significa que você não pode compartilhá-los com ninguém sem autorização prévia do editor, nem compartilhar informações sobre o manuscrito com qualquer pessoa sem permissão dos editores e autores. Para mais informações, leia as diretrizes do Comitê de Ética em Publicações (COPE) - https://publicationethics.org/files/Ethical_Guidelines_For_Peer_Reviewers_2.pdf

Sua avaliação ajudará o editor quanto à publicação ou rejeição do artigo. Sendo assim, sua opinião geral e observações são essenciais. Seus comentários, contudo, devem ser corteses e construtivos, e não devem incluir informações pessoais. Em caso de pareceres anexados ou de comentários feitos no próprio artigo, não esqueça de retirar qualquer identificação de autoria. 

  

Ao avaliar um artigo, preencha com atenção o formulário de avaliação, o qual apresenta a seguinte estrutura: 

 
Questionário:   

  • Artigo tem conteúdo e mérito científico (relevante para a área de conhecimento?
  • O título está adequado, claro e conciso? 
  • O resumo está bem estruturado e atende as normas da revista (introdução, objetivo, metodologia ou materiais e métodos, resultados e considerações finais ou conclusão – 150 a 250 palavras)?
  • A introdução apresenta e justifica adequadamente o conteúdo do artigo? Cita objetivo do estudo?
  • Os objetivos estão claramente formulados?
  • A metodologia está descrita adequadamente (tipo de estudo, amostra e população, instrumentos e procedimento de coleta e análise de dados)?
  • Os resultados e a discussão estão justificados pelos dados e de acordo com os objetivos? Consistentes e adequados ao tipo de trabalho?
  • A conclusão ou considerações finais resumem claramente os principais resultados da pesquisa? São discutidas as limitações do estudo?
  • As referências estão adequadas e de acordo com as normas da revista (Vancourver)?
  • As tabelas, gráficos e figuras são claros e não há duplicidade de informações? Está formatado de acordo com as normas da revista?                       

Resultado da avaliação:

[   ]    Publicar sem revisão.

[   ]    Publicar após as revisões indicadas.

[  ]    Publicação não recomendada.

[  ]    Publicação não recomendada no formato atual, mas pode ser reapresentado após reformulação.

 Peer reviewers: Se você têm interesse em contribuir com a revista como avaliador, envie-nos um e-mail informando as áreas de atuação e link para o currículo Lattes.

Periodicidade

Peridiocidade semestral até o ano de 2019. A partir de 2020 a periodicidade da Revista FisiSenectus é contínua. 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Declaração de Direitos Autorais.

- O (os) autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico  concedem na cessão de direitos autorais de publicação na revista científica, caso sejam aprovados para publicação.

- O (s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação.

- Os autores não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) na revista. 

Procedimentos éticos

Somente serão aceitos os artigos de ensaios clínicos cadastrados em um dos Registros de Ensaios Clínicos recomendados pela OMS e ICMJE, e trabalhos contendo resultados de estudos humanos e/ou animais somente serão publicados se estiver claro que todos os princípios de ética foram utilizados na investigação. Esses trabalhos devem obrigatoriamente incluir a afirmação de ter sido o protocolo de pesquisa aprovado por um comitê de ética institucional (reporte-se à Resolução 466/12, do Conselho Nacional de Saúde, que trata do Código de Ética da Pesquisa envolvendo Seres Humanos), devendo constar no manuscrito, em Métodos, o número do CAAE ou do parecer de aprovação, os quais serão verificados no site http://plataformabrasil.saude.gov.br/login.jsf

Os sujeitos envolvidos no estudo têm direito à privacidade, o qual não pode ser infringido sem consentimento esclarecido. Na utilização de imagens, as pessoas/pacientes não podem ser identificáveis exceto se as imagens forem acompanhadas de permissão específica por escrito, permitindo seu uso e divulgação. O uso de máscaras oculares não é considerado proteção adequada para o anonimato.

Afirmações, opiniões e conceitos expressados nos artigos são de responsabilidade dos autores.

Todos os artigos devem ser inéditos e não podem ter sido submetidos para avaliação simultânea em outros periódicos.

Diretrizes de conduta ética

A Revista FisiSenectus e seus editores seguem as diretrizes estabelecidas pelo Committee on Publication Ethics (Code of Conduct and Best Practices Guidelines for Journals Editors, COPE https://publicationethics.org) quanto aos princípios de Conduta Ética.

 - Independência Editorial: as decisões editoriais são baseadas na qualidade das submissões e na apropriada revisão pelos pares, sem quaisquer influências políticas, financeiras ou pessoais, dos funcionários do periódico ou dos especialistas voluntários.

- Gestão do Periódico: a Revista FisiSenectus dispõe de mecanismos e infraestrutura necessária para que os serviços editoriais garantam eficiência em publicação a partir da concepção de um periódico independente. A revista mantém um processo ético e transparente em relação aos editores, autores e revisores.

 - Supervisão Ética: a escolha dos editores e da equipe de apoio administrativo seguem critérios que respeitem as diretrizes de conduta ética.

 - Reclamações e Recursos: possíveis reclamações a respeito da revista e sua equipe, conselho editorial e editor ou recursos decorrentes do processo editorial, devem ser encaminhadas ao e-mail fisisenectus@yahoo.com.br.

 - Discussões e Correções Pós-publicação: a Revista FisiSenectus poderá solicitar correções, revisões ou promover a exclusão de artigos após publicados, em caso de infrações aos procedimentos éticos da pesquisa.

Orientações Gerais:

Plágio: Os artigos submetidos passarão por verificação de possível plágio por meio do software Crossref Similarity Check

Autoria: Não é permitido inserir nomes de pessoas que não contribuíram efetivamente para o artigo. Todos os autores devem ter ciência da submissão.

 

Licença - Creative Commons

A Revista FisiSenectus está licenciada sob a Licença Creative Commons Attribution - CC-  BY - NC - ND

( https://creativecommons.org/licenses ) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

 

Responsabilidade pelo conteúdo 
O conteúdo dos artigos submetidos são de integral e exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente as ideias, opiniões e/ou conceitos dos Editores da revista. A veracidade das informações, autoria (lista e ordem), a exatidão, adequação, procedência e validade das citações também são de responsabilidade integral e exclusiva dos autores. Os autores ficam cientes ainda de que responderão civil e criminalmente por qualquer reclamação quanto ao conteúdo e desrespeito às políticas de privacidade e publicação, bem como na hipótese de ocorrência de plágio.  "

 

Conflito de interesses

A Revista FisiSenectus considera que quando um autor, editor ou revisor tem um interesse pessoal e/ou financeiro ou crença que possa afetar sua objetividade ou inapropriadamente influenciar suas ações, há um conflito de interesses.

 

Fraude na pesquisa

É expressamente proibida a inserção de dados ou conclusões que não foram gerados por experiências ou observações, mas por invenção ou manipulação de dados.

Informações detalhadas sobre nossas diretrizes de conduta ética podem ser consultadas em: https://publicationethics.org/

 

Taxas e política de isenção

A Revista FisiSenectus é uma revista de divulgação científica que não cobra nenhum valor ou taxa dos autores (de qualquer região ou país) pela submissão, processamento ou publicação de suas produções neste periódico, tendo em vista a divulgação da produção científica em sua área de atuação.