Diretrizes éticas da Revista

Declaração de privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Procedimentos éticos

Somente serão aceitos os artigos de ensaios clínicos cadastrados em um dos Registros de Ensaios Clínicos recomendados pela OMS e ICMJE, e trabalhos contendo resultados de estudos humanos e/ou animais somente serão publicados se estiver claro que todos os princípios de ética foram utilizados na investigação. Esses trabalhos devem obrigatoriamente incluir a afirmação de ter sido o protocolo de pesquisa aprovado por um comitê de ética institucional (reporte-se à Resolução 466/12, do Conselho Nacional de Saúde, que trata do Código de Ética da Pesquisa envolvendo Seres Humanos), devendo constar no manuscrito, em Métodos, o número do CAAE ou do parecer de aprovação, os quais serão verificados no site http://plataformabrasil.saude.gov.br/login.jsf

Os sujeitos envolvidos no estudo têm direito à privacidade, o qual não pode ser infringido sem consentimento esclarecido. Na utilização de imagens, as pessoas/pacientes não podem ser identificáveis exceto se as imagens forem acompanhadas de permissão específica por escrito, permitindo seu uso e divulgação. O uso de máscaras oculares não é considerado proteção adequada para o anonimato.

Afirmações, opiniões e conceitos expressados nos artigos são de responsabilidade dos autores.

Todos os artigos devem ser inéditos e não podem ter sido submetidos para avaliação simultânea em outros periódicos.

Diretrizes de conduta ética

A Revista FisiSenectus e seus editores seguem as diretrizes estabelecidas pelo Committee on Publication Ethics (Code of Conduct and Best Practices Guidelines for Journals Editors, COPE https://publicationethics.org) quanto aos princípios de Conduta Ética.

 - Independência Editorial: as decisões editoriais são baseadas na qualidade das submissões e na apropriada revisão pelos pares, sem quaisquer influências políticas, financeiras ou pessoais, dos funcionários do periódico ou dos especialistas voluntários.

Gestão do Periódico: a Revista FisiSenectus dispõe de mecanismos e infraestrutura necessária para que os serviços editoriais garantam eficiência em publicação a partir da concepção de um periódico independente. A revista mantém um processo ético e transparente em relação aos editores, autores e revisores.

 - Supervisão Ética: a escolha dos editores e da equipe de apoio administrativo seguem critérios que respeitem as diretrizes de conduta ética.

 - Reclamações e Recursos: possíveis reclamações a respeito da revista e sua equipe, conselho editorial e editor ou recursos decorrentes do processo editorial, devem ser encaminhadas ao e-mail fisisenectus@yahoo.com.br.

 - Discussões e Correções Pós-publicação: a Revista FisiSenectus poderá solicitar correções, revisões ou promover a exclusão de artigos após publicados, em caso de infrações aos procedimentos éticos da pesquisa.

Orientações Gerais:

Plágio: Os artigos submetidos passarão por verificação de possível plágio por meio do software Crossref Similarity Check

Autoria: Não é permitido inserir nomes de pessoas que não contribuíram efetivamente para o artigo. Todos os autores devem ter ciência da submissão.

Conflito de interesses

A Revista FisiSenectus considera que quando um autor, editor ou revisor tem um interesse pessoal e/ou financeiro ou crença que possa afetar sua objetividade ou inapropriadamente influenciar suas ações, há um conflito de interesses.

Fraude na pesquisa

É expressamente proibida a inserção de dados ou conclusões que não foram gerados por experiências ou observações, mas por invenção ou manipulação de dados.

Informações detalhadas sobre nossas diretrizes de conduta ética podem ser consultadas em: https://publicationethics.org/