Fatores de risco cardiovascular e risco de morte súbita em praticantes de futebol recreativo

Autores

  • Bruno Augusto Estácio Zunino
  • Mayckon da Silva Pereira
  • Mirella Dias
  • Cícero Augusto de Souza
  • Michelle Gonçalves de Souza Tavares

DOI:

https://doi.org/10.22298/rfs.2013.v1.n2.1546

Palavras-chave:

cachaça morretiana, Morretes, patrimônio cultural.

Resumo

Objetivo: verificar a prevalência de fatores de risco cardiovascular e risco de mortesúbita em praticantes de futebol recreativo. Métodos: a pesquisa foi do tipo transversaldescritiva e as instituições analisadas foram sorteadas de acordo com a região geográficada Grande Florianópolis (SC), totalizando cinco quadras, sendo uma em cada região. Aamostra dos praticantes foi intencional, do tipo causal sistemática (sequencial). Foramavaliados 86 sujeitos que preencheram os critérios de inclusão e assinaram o termo deconsentimento livre e esclarecido e a avaliação foi realizada por meio de uma entrevistaestruturada e avaliação física. Resultados: verificou-se que62,8% dos pacientes estavam acima do peso (através do IMC),40,7% dos sujeitos praticam futebol recreativo apenas uma vez na semana, 30,2% são tabagistas, 81,4% são etilistas, 52,4% não tiveram acompanhamento médico noúltimo ano e nenhuma das quadras avaliadas possuía desfibrilador externo automático. Considerações finais: os resultados deste estudo permitem considerar que os praticantes de futebol recreativo da GrandeFlorianópolis (SC) apresentam alta prevalência em diversos fatores de risco cardiovasculares e as instituiçõesnão apresentam suporte básico e equipe treinada para situações de emergência.

Biografia do Autor

Bruno Augusto Estácio Zunino

Acadêmico do Curso de Fisioterapia da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), de Palhoça (SC), Brasil.

Mayckon da Silva Pereira

Acadêmico do Curso de Fisioterapia da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), dePalhoça (SC), Brasil

Mirella Dias

Fisioterapeuta, professora da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), em Florianópolis(SC), Brasil, e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas (UFSC), emFlorianópolis (SC).

Cícero Augusto de Souza

Profissional da Educação Física do Instituto de Cardiologia de Santa Catarina (ICSC) edoutorando do Programa de Ciências do Movimento Humano (Udesc), em Florianópolis (SC),Brasil.

Michelle Gonçalves de Souza Tavares

Fisioterapeuta, professora da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), em Florianópolis(SC), Brasil, e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas (UFSC), emFlorianópolis (SC).

Downloads

Como Citar

ZUNINO, B. A. E.; PEREIRA, M. da S.; DIAS, M.; SOUZA, C. A. de; TAVARES, M. G. de S. Fatores de risco cardiovascular e risco de morte súbita em praticantes de futebol recreativo. Revista FisiSenectus, Chapecó, Brasil, v. 1, n. 2, p. 15–23, 2013. DOI: 10.22298/rfs.2013.v1.n2.1546. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/1546. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos