A influência de um programa de treinamento respiratório na qualidade vocal e função pulmonar dos participantes do Coral Unochapecó

Autores

  • Priscila Fontana
  • Lilian Marin

DOI:

https://doi.org/10.22298/rfs.2013.v1.n2.1547

Resumo

Introdução: a voz é a respiração sonorizada. O sistema respiratório funciona comoum ativador da voz. O conhecimento e a atualização das técnicas vocais e respiratóriasexistentes e fisiologicamente mais equilibradas permitem o rendimento máximo e alongevidade da voz. Objetivo: verificar as repercussões de um programa de treinamentode fisioterapia respiratória, com o uso do Threshold® IMT, na qualidade vocal e funçãopulmonar dos participantes do Coral Unochapecó. Métodos: foram avaliadas a funçãopulmonar (manovacuometria e ventilometria) e função vocal (extensão vocal e TMF) de 16 coralistas, divididos em grupo experimental e controle, pré e pós-treinamento respiratóriocom Threshold® IMT realizado pelo grupo experimental por 15 sessões. Resultados: os resultados demonstram incremento após o treinamento respiratório com significânciaestatística em todas as variáveis analisadas de função pulmonar e vocal do grupo estudo ena comparação intergrupos, pré e pós-treinamento. Considerações finais: por meio dosresultados conclui-se que o treinamento respiratório com o incentivador Threshold® IMT épossível incrementar força muscular respiratória, volumes pulmonares e ainda potencializara função vocal.

Biografia do Autor

Priscila Fontana

Fisioterapeuta, graduada pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó).

Lilian Marin

Fisioterapeuta, mestranda em Envelhecimento Humano na Universidade de Passo Fundo edocente da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó).

Downloads

Como Citar

FONTANA, P.; MARIN, L. A influência de um programa de treinamento respiratório na qualidade vocal e função pulmonar dos participantes do Coral Unochapecó. Revista FisiSenectus, Chapecó, Brasil, v. 1, n. 2, p. 25–33, 2013. DOI: 10.22298/rfs.2013.v1.n2.1547. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/1547. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos