Capacidade funcional de idosos com diagnóstico indicativo de alzheimer

Autores

  • Fátima Ferretti Unochapecó
  • Ana Paula Maihack Gauer Unochapecó.
  • Eli Fernanda Tomazeli Fisioterapeuta na Empresa Aurora Alimentos.
  • Clodoaldo Antonio de Sá Unochapecó.
  • Vanessa da Silva Corralo Unochapeco

DOI:

https://doi.org/10.22298/rfs.2014.v2.n1.2788

Palavras-chave:

Movimento de Mulheres Camponesas, Teatro, Formação Política,

Resumo

Resumo: Objetivos: Avaliar a capacidade funcional de idosos com diagnóstico indicativo de Alzheimer e relacionar o nível de independência funcional, com anos de sintomas em função do sexo e da faixa etária. Métodos: Participaram desse estudo 50 idosos com diagnóstico indicativo de Alzheimer, sendo 36 do sexo feminino e 14 do sexo masculino (idade 80,0±7,21 e 77,35±8,89 anos, respectivamente). Os instrumentos de coleta utilizados foram o Mini Exame do Estado Mental (MEEM), protocolo de Barthel, Lawton e Time Up and Go (TUG). Resultados: Os resultados do MEEM evidenciaram um maior comprometimento cognitivo para o grupo com mais de nove anos de sintomas em relação ao grupo com até quatro anos (p=0,013). Quanto à avaliação funcional a partir do protocolo de Barthel e avaliação da mobilidade (TUG), não foram evidenciadas diferenças (p>0,05) entre os grupos etários analisados. Com relação à análise da capacidade funcional, avaliada pelo protocolo de Lawton, demonstrou-se que os grupos com 5 a 8 anos e com mais de 9 anos de sintomas, apresentaram um comprometimento funcional significativamente maior (p<0,05) que o grupo com até 4 anos de sintomas.O tempo de sintomas correlacionou-se positivamente (p<0,05) com a capacidade cognitiva e funcional. Conclusão: Com base nos resultados, pode-se inferir que o nível de independência funcional de idosos com diagnóstico indicativo de DA está relacionado com a progressão da doença, considerando os anos de sintomas.

Biografia do Autor

Fátima Ferretti, Unochapecó

Graduação em Fisioterapia, mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em saúde coletiva pela UNIFESP (2011). Atualmente é professora titular da Universidade Comunitária da Região de Chapecó, em Santa Catarina. É líder do grupo de pesquisa de Envelhecimento Humano e Saúde. Compõe o Banco Nacional de Avaliadores Institucionais e de Curso (MEC). Coordenadora do Programa Stricto Sensu em Ciências da Saúde. Editora Chefe da Revista FisiSenectus.Tem experiência docente na área da saúde, atuando principalmente na graduação e pós-graduação, com a pesquisa e extensão nos seguintes temas: envelhecimento humano, promoção da saúde e formação profissiona.

Ana Paula Maihack Gauer, Unochapecó.

Fisioterapeuta graduada pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó-Unochapecó(2012). Mestranda do Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Ciências da Saúde (PPGCS) da Unochapecó. Bolsista FAPESC - Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina, trabalhando com a temática de Reorientação da Formação Profissional. Participa dos Grupos de Pesquisa: Envelhecimento Humano e Saúde e Formação e Trabalho em Saúde (DGP-CNPq).

Eli Fernanda Tomazeli, Fisioterapeuta na Empresa Aurora Alimentos.

Fisioterapeuta Pós-Graduanda em Fisioterapia do Trabalho e Ergonomia pelo Instituto Brasileiro  de Therapias e Ensino

Clodoaldo Antonio de Sá, Unochapecó.

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1993), mestrado e doutorado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1999 e 2004, respectivamente) e pós-doutorado na Universidade de Córdoba - Espanha (2009). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Ciência do Movimento Humano (Fisiologia do Exercício), atuando principalmente nos seguintes temas: Atividade Física, Saúde e Envelhecimento humano, Fisiologia do Exercício e Treinamento Desportivo. Atualmente é professor Titular C da Universidade Comunitária da Região de Chapecó UNOCHAPECÓ, atuando como docente no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, membro da comissão de avaliação de cursos - Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina

Vanessa da Silva Corralo, Unochapeco

Possui graduação em Farmácia pela Universidade de Cruz Alta (2000), mestrado (2002) e doutorado (2007) em Bioquímica Toxicológica (Ciências Biológicas) pela Universidade Federal de Santa Maria. Além disso concluiu o Pós-Doutorado na Universidade Federal de Santa Maria, atuando principalmente nos seguintes temas: toxicologia e farmacologia de organocalcogênios, antioxidantes, sistema glutamatérgico, metais pesados e plaquetas. Atua como revisor de artigos da revista Toxicology In Vitro, Revista Andaluza de Medicina Del Deporte, Chemico-Biological Interactions, Acta Ambiental Catarinense e FisiSenectus. Tutora do Programa de Educação pelo trabalho para a Saúde- PET- Redes de Atenção- 2013. Docente da Área de Ciências da Saúde nas disciplinas de patologia, fisiologia e toxicologia e do Mestrado em Ciências da Saúde da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ, ministrando as disciplinas: Saúde, Sociedade e Ambiente; Toxicologia e Sociedade. Líder do Grupo de Pesquisa Vita. Atua na área de Saúde e Meio ambiente, com ênfase em Toxicologia e Farmacologia de produtos naturais, avaliação toxicológica dos efeitos de agrotóxicos, bem como na área de Envelhecimento.

Downloads

Publicado

2015-08-26

Como Citar

FERRETTI, F.; GAUER, A. P. M.; TOMAZELI, E. F.; DE SÁ, C. A.; CORRALO, V. da S. Capacidade funcional de idosos com diagnóstico indicativo de alzheimer. Revista FisiSenectus, Chapecó, Brasil, v. 2, n. 1, p. 33–41, 2015. DOI: 10.22298/rfs.2014.v2.n1.2788. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/2788. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos