Qualidade de vida de pacientes idosos submetidos à cirurgia de revascularização

Autores

  • Amanda Christina Monteiro Osório Unochapecó
  • Liziane Flores Unochapecó
  • Lilian Marin Unochapecó.
  • Sheila Cristina Cecagno Zanini UPF - Universidade de Passo Fundo RS
  • Camila Pereira Leguisamo Universidade de Passo Fundo- UPF

DOI:

https://doi.org/10.22298/rfs.2014.v2.n1.2789

Palavras-chave:

Marca, mudança de marca, telecomunicações, rebranding, alteração de marca.

Resumo

Introdução: A cirurgia de revascularização do miocárdio tem o intuito de melhorar a qualidade de vida relacionada à saúde, além de promover o alívio dos sintomas relacionados a cardiopatia e ainda aumentar a sobrevida. Objetivo: Neste estudo, objetivou-se avaliar a qualidade de vida no pré e pós-operatório de cardiopatas submetidos à cirurgia de revascularização do miocárdio, relacionando-a com a idade, a ansiedade e a dor. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de natureza quantitativa, observacional e transversal descritiva em que se utilizou o questionário MacNew QLMI para avaliar a qualidade de vida, o Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE) para avaliar a ansiedade e a Escala Visual Analógica (EVA) para avaliar a dor. Resultados: Dentre os 06 sujeitos avaliados, 90% eram homens, com média de idade de 70,5 (±8,43) anos. Dos fatores de risco, o mais presente foi a hipertensão arterial sistêmica (100%), seguido do sedentarismo (83%), dislipidemia (50%) e tabagismo (50%). Conclusão: Concluiu-se que a cirurgia de revascularização do miocárdio melhorou a qualidade de vida dos pacientes avaliados e estes mantiveram um nível médio da ansiedade entre o período pré e o pós. No que se refere a dor houve melhora comparando o pós (15º dia) com o pré.

 

Biografia do Autor

Amanda Christina Monteiro Osório, Unochapecó

Possui graduação em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (2002). Graduanda do curso de Fisioterapia da UNOCHAPECÓ. Participou como bolsista de projetos de extensão que visam atender a população idosa, infanto-juvenil e pessoas com deficiência física e mental durante o período de dois anos (2010-2012). Participante do projeto VIM Rural, desde 2009, como voluntária, realizando atividades multiprofissionais e interdisciplinares de promoção em saúde. 

Liziane Flores, Unochapecó

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2013). Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Lilian Marin, Unochapecó.

Mestre em Envelhecimento Humano pela Universidade de Passo Fundo - UPF. Especialista em Fisioterapia Cardiorrespiratória pelo Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmicos - CBES. Especialista em Acupuntura pelo Centro Integrado de Estudos e Pesquisa do Homem - CIEPH. Graduada em Fisioterapia pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Docente pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ. Experiência na área de Envelhecimento Humano, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Fisioterapia Cardiorrespiratória. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa de Envelhecimento Humano e Disfunções do Movimento - Unochapecó.

Sheila Cristina Cecagno Zanini, UPF - Universidade de Passo Fundo RS

Mestranda pelo programa de mestrado em Envelhecimento Humano pela UPF - Universidade de Passo Fundo RS - Bolsista Capes/Prosup. Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2005), especialização em Ortopedia e Traumatologia pela UNIOESTE (2006), especialização em Terapia Manual e Postural pela CESUMAR (2006). Curso de formação básico e avançado em Reeducação Postural Global pelo Instituto Philippe Souchard. Tem experiência em Terapia Manual, Reeducação Postural Global, Fisioterapia em ATM - Articulação Temporo-mandibular, Ortopedia e Traumatologia, Acidente Vascular Cerebral. Atuante nos temas de pesquisa: envelhecimento humano, doença renal crônica, treinamento muscular inspiratório e expiratório e revisões sistemáticas e metanálise de ensaios clínicos randomizados.

Camila Pereira Leguisamo, Universidade de Passo Fundo- UPF

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Luterana do Brasil (2001), mestrado (2004) e doutorado (2009) em Ciências da Saúde: Cardiologia, pelo Instituto de Cardiologia / Fundação Universitária de Cardiologia. Atualmente é professora Adjunto II da Universidade de Passo Fundo, professora das disciplinas de Fisioterapia em Pneumologia e Pesquisa em Fisioterapia I e II (graduação) e Pré e pós-operatório (pós-graduação lato sensu). Professora do programa de mestrado em Envelhecimento Humano da Universidade de Passo Fundo. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Fisioterapia Hospitalar, atuando principalmente nos seguintes temas: cirurgia cardíaca, pré e pós-operatório, fatores de risco para complicação pulmonar, diabetes, nefropatia,função pulmonar, dor e envelhecimento humano.

Downloads

Publicado

2015-08-26

Como Citar

OSÓRIO, A. C. M.; FLORES, L.; MARIN, L.; ZANINI, S. C. C.; LEGUISAMO, C. P. Qualidade de vida de pacientes idosos submetidos à cirurgia de revascularização. Revista FisiSenectus, Chapecó, Brasil, v. 2, n. 1, p. 13–23, 2015. DOI: 10.22298/rfs.2014.v2.n1.2789. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/2789. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos