Perfil Clinico das crianças atendidas na APAE de Concórdia com histórico de prematuridade
DOI:
https://doi.org/10.22298/rfs.2015.v3.n1.3008Palavras-chave:
Gestão educacional, Gestão escolar, Gestão Democrática, Gerencialismo, Políticas EducacionaisResumo
A prematuridade é o problema atual mais importante associado a morbidade e mortalidade no inicio da vida. Objetivo: Identificar o perfil clínico das crianças atendidas na APAE de Concórdia/SC com histórico de prematuridade. Materiais e Métodos: Trata-se de uma pesquisa desenvolvida com crianças que apresentam histórico de prematuridade com faixa etária entre 0 a 12 anos, sendo por meio de análise dos prontuários localizados na APAE e repassada as informações para a ficha de avaliação, onde foram coletados os dados pré natais, intercorrências peri natais, e o quadro clínico da criança atualmente. Resultados: foram avaliadas os prontuários de 24 crianças com idade de 0 a 12 anos. 88% da mães realizaram exames pré natais e 67% tiveram intercorrências durante a gestação, sendo a mais comum 35% pré eclâmpsia e apresentam o quadro motor atual mais comum 66,6% atraso na linguagem, 62,5 atraso no DNPM, e 37,5% Paralisia cerebral. Conclusão: Pela gravidade das seqüelas é fundamental e de extrema necessidade que as crianças freqüentem a APAE, como terapia multidisciplinar e específica para cada caso.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam na Revista FisiSenectus oncordam com os seguintes termos:
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, exceto para publicação do artigo em outra revista/periódico científico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).