Assistência a saúde dos cuidadores de idosos com doença de Alzheimer: uma revisão integrativa

Autores

  • Rosane Paula Nierotka Universidade de Passo Fundo – UPF.
  • Marilene Rodrigues Portella Universidade de Passo Fundo - UPF.
  • Adriana Remião Luzardo Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

DOI:

https://doi.org/10.22298/rfs.2015.v3.n1.3015

Palavras-chave:

Patrimônio Cultural

Resumo

O objetivo é conhecer as evidências acerca da assistência à saúde dos cuidadores de idosos com Doença de Alzheimer. Estudo de abordagem qualitativa adotando uma Revisão Integrativa da Literatura (RI). A pesquisa bibliográfica eletrônica foi realizada nas bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online (SciELO), Base de Dados de Enfermagem (BDENF),  e Pubmed com os seguintes descritores: Cuidadores, Doença de Alzheimer, Assistência e Cuidado. E como combinação dos termos boolianos (and, or). Os critérios de inclusão foram pesquisas qualitativas e quantitativas, revisão de literatura, relatos de experiência, programas e políticas de saúde e como critérios de exclusão, as publicações de trabalhos duplicados, cartas, editoriais, resumos em anais de eventos ou periódicos; comentários; ensaios; teses; dissertações; trabalho de conclusão de curso; livros; materiais publicados em outros idiomas que não fossem inglês, espanhol e português.  Foi delimitado o período de 2002 a 2013 para coleta de dados. A busca pela literatura ocorreu entre dezembro de 2012 e janeiro de 2013. Após passar pelas etapas da RI, vinte e um trabalhos foram selecionados e lidos na integra, os resultados foram agrupados em quatro categorias: Sobrecarga e falta de informações dos cuidadores; Benefícios dos programas de assistência aos idosos e seus cuidadores; Remodelação e necessidade de políticas públicas e programas de assistência aos cuidadores. Observamos que ainda existem muitas lacunas na produção cientifica sobre esse assunto, para que possam repercutir em ações eficazes a essa população.

 

Biografia do Autor

Rosane Paula Nierotka, Universidade de Passo Fundo – UPF.

Fisioterapeuta. Mestre em Envelhecimento Humano pela Universidade de Passo Fundo – UPF. Docente do curso de graduação em fisioterapia da Universidade Comunitária da Região de Chapecó- Unochapecó.

Marilene Rodrigues Portella, Universidade de Passo Fundo - UPF.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente do Programa de Mestrado em Envelhecimento Humano/PPGEH na Universidade de Passo Fundo. Líder do Grupo de pesquisas Vivencer CNPq/UPF.

Adriana Remião Luzardo, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Chapecó.

Downloads

Publicado

2015-12-18

Como Citar

NIEROTKA, R. P.; PORTELLA, M. R.; LUZARDO, A. R. Assistência a saúde dos cuidadores de idosos com doença de Alzheimer: uma revisão integrativa. Revista FisiSenectus, Chapecó, Brasil, v. 3, n. 1, p. 19–28, 2015. DOI: 10.22298/rfs.2015.v3.n1.3015. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/3015. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos