Influência da cinoterapia e perfil do animal durante exercícios fisioterapêuticos na Síndrome de Smith Lemli Optiz
DOI:
https://doi.org/10.22298/rfs.2015.v3.n1.3016Palavras-chave:
Governança. Stakeholders. Ensino Superior. Estratégias. Gestão. Organização.Resumo
A cinoterapia é uma modalidade de tratamento que utiliza o cão como facilitador para a realização das atividades, promovendo a saúde física através de mecanismos básicos que incluem, a diminuição da solidão, depressão e ansiedade, aumento do estímulo para prática de exercícios, melhora da saúde social, emocional e cognitiva, além dos efeitos sobre o sistema nervoso simpático. No entanto, para a realização da atividade, o animal deve ter um perfil adequado. O estudo objetivou avaliar o efeito motivador da cinoterapia em uma criança com diagnóstico de Síndrome de Smith Lemli Optiz, bem como a influência do perfil do cão na execução dos exercícios. A pesquisa foi realizada com uma criança do sexo feminino, com idade de 4 anos de idade. O protocolo de tratamento consistiu em alongamento dos músculos isquiotibiais e abdutores de quadril, estimulação à postura ajoelhada e ajoelhada com rotação de tronco, transferência do sentado para a ortostase, a ortostase e o deambular, nos quais foi analisado o tempo de realização através de filmagem. Para a avaliação da motivação foi realizado o teste adaptado de McAuley, Duncan & Tammen (1987). Os resultados encontrados mostram que a cinoterapia teve influência positiva no tempo de realização dos exercícios e que o perfil do animal quando não é adequado à realização da cinoterapia exerce influencia negativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam na Revista FisiSenectus oncordam com os seguintes termos:
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, exceto para publicação do artigo em outra revista/periódico científico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).