Comportamento das pressões respiratórias máximas após um programa de fisioterapia respiratória em idosos institucionalizados*

Autores

  • Marieli Slongo Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Erechim.
  • Ana Lucia Bernardo de Carvalho Morsch Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Erechim.

DOI:

https://doi.org/10.22298/rfs.2015.v3.n1.3017

Palavras-chave:

Cooperativas de produção agropecuária, pesquisa quantitativa, bibliometria, pesquisa empírica

Resumo

os músculos respiratórios sofrem alterações que podem levar ao comprometimento da função respiratória e consequente diminuição da força muscular e das capacidades pulmonares em indivíduos idosos. Devido a essas alterações, observou-se a necessidade e a importância de se realizar um programa de fisioterapia respiratória para esses indivíduos, sabendo-se que os mesmos apresentam uma diminuição das atividades de vida diária, podendo causar um decréscimo ainda maior da função pulmonar. Objetivos: Avaliar as pressões respiratórias máximas dos idosos institucionalizados em um asilo na cidade de Erechim pré e pós um programa de fisioterapia respiratória. Materiais e Métodos: A amostra foi composta por 13 idosos, de ambos os sexos com idade entre 65 a 85 anos. As pressões respiratórias máximas foram avaliadas, pré e pós-realização de um protocolo de fisioterapia respiratória. Os indivíduos foram sorteados e divididos em dois grupos, o G1 utilizou inspirometria de incentivo e treinador muscular expiratório e o G2 realizou exercícios respiratórios. O protocolo foi aplicado durante 24 sessões, três vezes por semana, durante 8 semanas. Resultados: O G2 apresentou um aumento estatisticamente significativo de PImáx e PEmáx (p=0,01), já o G1 não apresentou alterações significativas. Conclusão: O grupo que realizou fisioterapia através de exercícios respiratórios apresentou um aumento das pressões respiratórias máximas em comparação ao grupo 1, fato que pode ser explicado pelo tamanho reduzido da amostra.

 

Biografia do Autor

Marieli Slongo, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Erechim.

Fisioterapeuta e aluna egressa da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Erechim. 

Ana Lucia Bernardo de Carvalho Morsch, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Erechim.

Mestre em Ciências da Saúde, docente do curso de fisioterapia da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Erechim.

Downloads

Publicado

2015-12-18

Como Citar

SLONGO, M.; MORSCH, A. L. B. de C. Comportamento das pressões respiratórias máximas após um programa de fisioterapia respiratória em idosos institucionalizados*. Revista FisiSenectus, Chapecó, Brasil, v. 3, n. 1, p. 39–49, 2015. DOI: 10.22298/rfs.2015.v3.n1.3017. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/3017. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos