O envelhecimento sob a perspectiva da vulnerabilidade em saúde: revisão integrativa de literatura

Autores

  • Cezar Grontowski Ribeiro Instituto Federal do Paraná – Campus Palmas.
  • Clenise Liliane Schmidt Universidade Comunitária da Região de Chapecó-SC.
  • Aline Mati Shimosaka Instituto Federal do Paraná – Campus Palmas
  • David da Costa Instituto Federal do Paraná – Campus Palmas.

DOI:

https://doi.org/10.22298/rfs.2015.v3.n2.3182

Palavras-chave:

Teorias pedagógicas. Jesuítas. Educação Colonial. Colonialismos.

Resumo

Introdução: As diferenças no modo como cada ser envelhece são influenciadas por vários fatores como o estado de saúde, gênero, estilo de vida e local de residência, os quais são alvos de estudo em diversas pesquisas atuais. Objetivo: verificar como a literatura científica tem abordado a relação entre envelhecimento e vulnerabilidade em saúde. Metodologia: A revisão integrativa foi realizada a partir da busca integrada dos descritores vulnerabilidade em saúde e envelhecimento, nas bases Scielo e no Portal de Periódicos CAPES, entre os registros de 2003 a 2013, realizada em abril de 2013. Resultados: encontrou-se 23 artigos, em que as principais temáticas foram: atenção à saúde; aspectos clínicos do envelhecimento; violência; polimedicação; e institucionalização do idoso. A vulnerabilidade em saúde foi evidenciada durante o processo de envelhecimento envolvendo: baixas condições socioeconômicas, baixa escolaridade, idosos sem apoio familiar ou institucionalizados, capacidade funcional e cognitiva prejudicadas, presença de patologias crônicas não-transmissíveis, uso de polimedicação, falta de políticas públicas para esta população e precariedade do acesso aos serviços de saúde. Considerações finais: os achados permitem identificar fatores que agravam a vulnerabilidade do idoso e conseqüentemente sinalizam para possíveis estratégias que podem promover a qualidade de vida entre os indivíduos na terceira idade.

 

Biografia do Autor

Cezar Grontowski Ribeiro, Instituto Federal do Paraná – Campus Palmas.

Educador Físico. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó-SC. Coordenador do curso de Educação Física do Instituto Federal do Paraná – Campus Palmas. Coordenador do Projeto Melhoria da Saúde e Qualidade de Vida no IFPR Campus Palmas.

 

Clenise Liliane Schmidt, Universidade Comunitária da Região de Chapecó-SC.

Enfermeira. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó-SC. Docente do curso de Enfermagem da Universidade Comunitária da Região de Chapecó-SC.

Aline Mati Shimosaka, Instituto Federal do Paraná – Campus Palmas

Acadêmica do curso de Educação Física do Instituto Federal do Paraná – Campus Palmas. Bolsista de Iniciação Cientifica do Projeto Melhoria da Saúde e Qualidade de Vida no IFPR Campus Palmas (PIBIC-FA).

David da Costa, Instituto Federal do Paraná – Campus Palmas.

Acadêmico do curso de Educação Física do Instituto Federal do Paraná – Campus Palmas. Bolsista de Iniciação Cientifica do Projeto Melhoria da Saúde e Qualidade de Vida no IFPR Campus Palmas (PIBIC-FA).

Downloads

Publicado

2016-04-26

Como Citar

RIBEIRO, C. G.; SCHMIDT, C. L.; SHIMOSAKA, A. M.; DA COSTA, D. O envelhecimento sob a perspectiva da vulnerabilidade em saúde: revisão integrativa de literatura. Revista FisiSenectus, Chapecó, Brasil, v. 3, n. 2, p. 35–46, 2016. DOI: 10.22298/rfs.2015.v3.n2.3182. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/3182. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos