Efeito do exercício calistênico na dor e capacidade cardiorrespiratória de idosos com Doença Arterial Obstrutiva Periférica

Autores

  • Lilian Marin Universidade Comunitária da Região de Chapeco
  • Alessandra Paula Salerno Universidade Comunitária da Região de Chapecó
  • Flavia Variani Universidade Comunitária da Região de Chapecó

DOI:

https://doi.org/10.22298/rfs.2015.v3.n2.3212

Palavras-chave:

Trabalho, escola, politecnia

Resumo

Introdução: A Doença Arterial Obstrutiva Periférica (DAOP) é uma doença vascular que provoca diminuição ou obstrução dos vasos que conduzem o sangue. O tratamento fisioterapêutico é apontado como o primeiro procedimento a ser adotado no combate da DAOP e seus sintomas clínicos, uma vez pode ser aplicado a todos os indivíduos, pela sua facilidade de aplicabilidade. Objetivo: Verificar o efeito de um programa de exercício fisioterapêutico de curto prazo em idosos com DAOP. Materiais e métodos: Foi realizado um estudo descritivo do tipo relato de caso no qual participaram três idosos, estes foram submetidos a avaliação fisioterapêutica com a utilização da escala de claudicação de Edimburg (1983), escala de Borg, escala visual analógica do dor (EVA) e teste de caminhada de 6 min, após submetidos a um protocolo de exercícios de 10 intervenções consecutivas  Conclusão: Com a análise dos resultados pode-se verificar que intervenção fisioterapêutica precoce em indivíduos com DAOP há menos de três meses, gerou boas respostas em curto período de tempo, Evidenciou-se na variável EVA a qual demonstrou melhores resultados, diminuindo de 07 para 0. Na Distância Prevista obtiva–se maiores resultados quando comparado à avaliação inicial e final. Houve modificações significativas também na PAS e FC quando comparado avaliação final e inicial.

 

Biografia do Autor

Lilian Marin, Universidade Comunitária da Região de Chapeco

Docente do curso de Fisioterapia da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), Chapecó, SC.

Alessandra Paula Salerno, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Acadêmica do curso de graduação em Fisioterapia da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), Chapecó, SC.

Flavia Variani, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Acadêmica do curso de graduação em Fisioterapia da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), Chapecó, SC.

Downloads

Publicado

2016-06-01

Como Citar

MARIN, L.; SALERNO, A. P.; VARIANI, F. Efeito do exercício calistênico na dor e capacidade cardiorrespiratória de idosos com Doença Arterial Obstrutiva Periférica. Revista FisiSenectus, Chapecó, Brasil, v. 3, n. 2, p. 47–58, 2016. DOI: 10.22298/rfs.2015.v3.n2.3212. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/3212. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos