Influência da atividade física em grupo na qualidade de vida e variáveis cardiorrespiratórias em idosos institucionalizados
DOI:
https://doi.org/10.22298/rfs.2016.v4.n1.3424Palavras-chave:
Convivencia humana. Universidad pública. Humanidades. Filosofía.Resumo
Introdução: O envelhecimento populacional é um fenômeno relevante em todo mundo, sendo que atenção tem sido dada a qualidade de vida da população idosa. Objetivo: Avaliar os efeitos da atividade física sobre a qualidade de vida de idosos institucionalizados, identificar o perfil desses indivíduos e verificar a influência da atividade física sobre os sinais vitais. Materiais e Métodos: A amostra foi composta por sete indivíduos, de ambos os sexos. O programa de exercícios foi realizado em uma frequência de três vezes semanais no período de um mês. A intervenção foi composta de exercícios de aquecimento, alongamentos, amplitude de movimento ativa, atividades lúdicas e relaxamento. A avaliação foi realizada por meio de um questionário de caracterização da amostra, bem como aplicação do questionário WHOQOL-OLD para avaliar a qualidade de vida, onde foi aplicado pré e pós-intervenção. Os sinais vitais: PAS, PAD, FC, FR, SapO2 foram verificadas pré e pós sessão. Resultados: Verificou-se neste estudo que os participantes apresentavam idade média de 70 anos, sendo a maior prevalência do sexo feminino (86%) e de indivíduos não escolarizados (57%). Em relação ao escore bruto pré e pós intervenção do questionário WHOQOL – OLD, observamos diferença estatisticamente significativa (p<0,05) evidenciando uma melhora na qualidade de vida desta população. Observamos uma redução estatisticamente significativa na PAD, PAS e SpO2 no momento pós-intervenção. Conclusão: Conclui-se assim que o programa de atividade física não proporcionou alterações relevantes clinicamente nos sinais vitais. Destaca-se ainda que a atividade física em grupo proporcionou uma melhora global da qualidade de vida dos idosos institucionalizados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam na Revista FisiSenectus oncordam com os seguintes termos:
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, exceto para publicação do artigo em outra revista/periódico científico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).