Dor, função pulmonar e força muscular respiratória no pré e pós-operatório de mulher mastectomizada

Autores

  • Ana Laura Nicoletti Carvalho Petry Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Passo Fundo/RS
  • Manoele Molossi Bernardi Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) – Campus Erechim/RS
  • Ana Lucia Bernardo de Carvalho Morsch Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) – Campus Erechim/RS.

DOI:

https://doi.org/10.22298/rfs.2016.v4.n1.3425

Palavras-chave:

Metodologia. Projeto de pesquisa. Percursos teóricos.

Resumo

Introdução: O câncer de mama é a neoplasia que mais atinge as mulheres brasileiras. A cirurgia é o tratamento mais indicado e no pós-operatório a fisioterapia pode atuar para prevenir possíveis complicações. Objetivos: Verificar os efeitos da fisioterapia na dor pósoperatória, na função pulmonar e na força muscular respiratória em uma mulher no pósoperatório de câncer de mama nos momentos pré e pós-procedimento cirúrgico. Materiais e métodos: Indivíduo, sexo feminino, 61 anos, que realizou mastectomia radical. Foram analisadas as forças musculares respiratórias; a função pulmonar e a dor na mama. Todas as avaliações foram conduzidas nos momentos de avaliação inicial, pós-operatório imediato e pós-execução do protocolo de fisioterapia. O protocolo constou de exercícios específicos para os primeiros quinze dias de pós-operatório que objetivaram alcançar até 90° de amplitude de movimento e outros após quinze dias de pós-operatório com a amplitude de movimento completa (duas séries de 10 repetições de cada exercício). Conclusão: Em relação à dor na mama observou-se um aumento no pós-operatório, reduzindo gradualmente no decorrer das sessões; já a força muscular respiratória e a função pulmonar encontravam-se acima dos valores previstos no pré-operatório, reduzindo no pós-operatório e retornando aos valores esperados (previstos) após as sessões fisioterapêuticas. Os exercícios contribuíram para normalização dos parâmetros respiratórios analisados e melhora da dor na mama, contudo eles não foram capazes de retornar os parâmetros respiratórios aos encontrados no pré-operatório. Entendemos ser importante um tratamento fisioterapêutico precoce em mulheres que realizaram mastectomia, para evitar possíveis complicações e para uma recuperação mais rápida e eficaz.

Biografia do Autor

Ana Laura Nicoletti Carvalho Petry, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Passo Fundo/RS

Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), Fisioterapeuta da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Passo Fundo/RS. 

Manoele Molossi Bernardi, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) – Campus Erechim/RS

Fisioterapeuta formada pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) – Campus Erechim/RS. 

Ana Lucia Bernardo de Carvalho Morsch, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) – Campus Erechim/RS.

Mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Docente do Curso de Fisioterapia na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) – Campus Erechim/RS. 

Downloads

Publicado

2017-02-14

Como Citar

PETRY, A. L. N. C.; BERNARDI, M. M.; MORSCH, A. L. B. de C. Dor, função pulmonar e força muscular respiratória no pré e pós-operatório de mulher mastectomizada. Revista FisiSenectus, Chapecó, Brasil, v. 4, n. 1, 2017. DOI: 10.22298/rfs.2016.v4.n1.3425. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/3425. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos