Método Pediasuit™ no tratamento da paralisia cerebral: relato de casos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22298/rfs.2018.v6.n1.3738

Resumo

Introdução: A Paralisia Cerebral (PC), resultado de um dano cerebral ocorrido durante a formação do encéfalo, pode ocasionar variadas manifestações. Atualmente, o Método Pediasuit™, que consiste na utilização de uma roupa especial constituída por touca, colete, calção, joelheiras e calçados próprios interligados a bandas elásticas e ganchos, no intuito de manter o alinhamento corporal adequado, é considerado um tratamento promissor para os distúrbios sensoriais e motores presentes na PC. Objetivo: Verificar os efeitos do Método Pediasuit™, observando a função motora grossa e o desempenho funcional de duas crianças com PC. Método: Estudo do tipo relato de caso, onde a função motora e o desempenho funcional de dois meninos, com diagnóstico clínico de PC do tipo diparesia e tetraparesia espástica, foram avaliados antes e depois de quatro semanas de tratamento intensivo com o método proposto, com duração de 3h15min/dia, totalizando 65h. Resultados: O Método Pediasuit™ favoreceu a função motora grossa e o desempenho funcional das crianças submetidas ao tratamento intensivo. Foram constatadas mudanças expressivas no desempenho motor dos participantes: incremento motor de 12,42% e 4,79%. Entretanto, ambos permaneceram no mesmo nível de classificação funcional. Considerações finais: Os resultados aqui apresentados apontam melhor desempenho motor após o tratamento dos sujeitos avaliados. Entretanto, não é possível afirmar que este método promove melhoria significativa, porque seria necessário o acompanhamento por um período mais prolongado.

Biografia do Autor

Lillian Franciele Budtinger, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Fisioterapeuta. Graduada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), atua como instrutora de Pilates.

Alessandra Bombarda Müller, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Fisioterapeuta. Mestre e doutora em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atua como professora na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Downloads

Publicado

2018-12-05

Como Citar

BUDTINGER, L. F.; MÜLLER, A. B. Método Pediasuit™ no tratamento da paralisia cerebral: relato de casos. Revista FisiSenectus, Chapecó, Brasil, v. 6, n. 1, p. 4–12, 2018. DOI: 10.22298/rfs.2018.v6.n1.3738. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/3738. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos