Efeito do exercício aquático terapêutico em mulheres com osteoartrose de joelho: um estudo randomizado controlado
DOI:
https://doi.org/10.22298/rfs.2017.v5.n1.3780Palavras-chave:
diagnóstico operacional, reciclagem, resíduos sólidos.Resumo
Introdução: A Osteoartrose (OA) é uma doença crônico-degenerativa, que afeta as articulações sinoviais, sendo o joelho a mais afetada. Caracteriza-se por dor, rigidez articular, perda de força muscular, influenciando na funcionalidade. O exercício terapêutico aquático apresenta-se como uma das principais intervenções terapêuticas no tratamento da OA. Objetivo: Analisar os efeitos do exercício terapêutico aquático na dor, aptidão física e funcionalidade de joelho de mulheres com diagnóstico clínico de osteoartrose de joelho. Materiais e métodos: Estudo do tipo Ensaio Clínico Randomizado. A amostra foi composta por 28 indivíduos, separados em dois grupos: I (n=15; intervenção) e C (n=13; controle). Os instrumentos utilizados para coleta dos dados foram: Escala Visual Analógica, Bateria (de teste) Senior Fitness Test e Questionário Lysholm. Resultados: Houve diferença significativa no grupo intervenção nas variáveis: dor (avaliação=7,43 (±1,8); reavaliação 5,47 (±3,2); p=0,005), função do joelho (avaliação=30,6 (±17,4); reavaliação 48,2 (±19,7); p=0,005), levantar da cadeira (avaliação=5,6 (±2); reavaliação 7,4 (±2,1); p=0,005), flexão do braço (avaliação=10 (±3,5); reavaliação 14 (±3,3); p=0,001) e resistência aeróbica (avaliação=327,6 (±129); reavaliação 382,2 (±115); p=0,000), enquanto no grupo controle somente na dor (avaliação=7,92 (±1,8); reavaliação 6,46 (±3,2); p=0,013). Conclusão: A intervenção com exercícios terapêuticos aquáticos foi eficaz em relação à melhora da dor, função do joelho, força muscular e resistência aeróbica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam na Revista FisiSenectus oncordam com os seguintes termos:
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, exceto para publicação do artigo em outra revista/periódico científico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).